Pular para o conteúdo principal

Mercedes Benz Business Center, um marco na recuperação de Yerevan

Edifício multiuso adota o conceito de telhado verde

Telhados verdes para combater o calor e o frio
(crédito: Divulgação)
O Mercedes Benz Business Center, em Yerevan, na Armênia, foi planejado para ser um edifício multiuso, representando uma grande oportunidade para a reconstrução de uma importante área da cidade, com o bjetivo de transformá-lo em um destino de negócios e um exemplo de sustentabilidade e progresso. Desenhado pelo HTDStudio, do Brooklyn, Nova Yorque, o novo centro é uma construção coberta de telhados verdes. Através de um forte foco na forma e função, a torre visa minimizar a sua pegada de carbono e o impacto sobre o entorno, ao mesmo tempo que busca melhorar a acessibilidade e a criação de um programa de atividades urbanas.
Energia solar, aproveitamento de águas pluviais, reciclagem de águas cinzas e aquecimento e resfriamento geotérmico, além de várias outras iniciativas, emprestam uma emocionante característica sustentável ao edifício.
A localização do Mercedes Benz Business Center foi programada para se tornar um elemento de desenvolvimento de inúmeros esquemas de uso misto como proposto por Forrest Fulton Architect’s para Lace Hill. O HTDStudio entrou na concorrência para o projeto, baseado neste projeto já existente para a região, onde o Centro de Juventude de Yerevan se localiza. O novo edifício utilizará a base do Centro como um museu. A partir daí, quatro torres principais levantarão a superestrutura criando um amplo espaço de vão livre. Em seguida, cada nível será orientado como um núcleo de serviço público e suspenso para prever e reduzir os impactos de atividades sísmicas e oscilações. Uma estrutura única de aço mantém a integridade dos vários pisos escalonados.
De baixo para cima, o desenvolvimento de uso misto vai se compondo de salas de conferências, um salão de festas, fitness center e spa, restaurante, apartamentos, um teatro e um hotel. A jóia da coroa é a suíte presidencial no topo da torre que promete vistas espetaculares de Yerevan e do Monte Ararat.
Cada andar do bloco é escalonado e dispõe de um jardim verde no telhado, com árvores e vegetação que ajuda a fornecer isolamento contra o frio e o calor. A água da chuva é coletada a partir desses telhados e armazenada em uma cisterna no subsolo, junto com a água filtrada de  resíduos, que é então desviada para o sistema de aspersão e outros usos não potáveis. O aquecimento e resfriamento geotérmico fornece energia eficiente para o controle do clima interior, garantindo que o MBBC exceda as futuras exigências quanto a eficiência energética no futuro. Finalmente, os sistemas de energia solar serão instalados em alguns dos telhados para aproveitar o clima relativamente ensolarado da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios