Edifício multiuso adota o conceito de telhado verde
O Mercedes Benz Business Center, em Yerevan, na Armênia, foi planejado para ser um edifício multiuso, representando uma grande oportunidade para a reconstrução de uma importante área da cidade, com o bjetivo de transformá-lo em um destino de negócios e um exemplo de sustentabilidade e progresso. Desenhado pelo HTDStudio, do Brooklyn, Nova Yorque, o novo centro é uma construção coberta de telhados verdes. Através de um forte foco na forma e função, a torre visa minimizar a sua pegada de carbono e o impacto sobre o entorno, ao mesmo tempo que busca melhorar a acessibilidade e a criação de um programa de atividades urbanas.
Energia solar, aproveitamento de águas pluviais, reciclagem de águas cinzas e aquecimento e resfriamento geotérmico, além de várias outras iniciativas, emprestam uma emocionante característica sustentável ao edifício.
A localização do Mercedes Benz Business Center foi programada para se tornar um elemento de desenvolvimento de inúmeros esquemas de uso misto como proposto por Forrest Fulton Architect’s para Lace Hill. O HTDStudio entrou na concorrência para o projeto, baseado neste projeto já existente para a região, onde o Centro de Juventude de Yerevan se localiza. O novo edifício utilizará a base do Centro como um museu. A partir daí, quatro torres principais levantarão a superestrutura criando um amplo espaço de vão livre. Em seguida, cada nível será orientado como um núcleo de serviço público e suspenso para prever e reduzir os impactos de atividades sísmicas e oscilações. Uma estrutura única de aço mantém a integridade dos vários pisos escalonados.
De baixo para cima, o desenvolvimento de uso misto vai se compondo de salas de conferências, um salão de festas, fitness center e spa, restaurante, apartamentos, um teatro e um hotel. A jóia da coroa é a suíte presidencial no topo da torre que promete vistas espetaculares de Yerevan e do Monte Ararat.
Cada andar do bloco é escalonado e dispõe de um jardim verde no telhado, com árvores e vegetação que ajuda a fornecer isolamento contra o frio e o calor. A água da chuva é coletada a partir desses telhados e armazenada em uma cisterna no subsolo, junto com a água filtrada de resíduos, que é então desviada para o sistema de aspersão e outros usos não potáveis. O aquecimento e resfriamento geotérmico fornece energia eficiente para o controle do clima interior, garantindo que o MBBC exceda as futuras exigências quanto a eficiência energética no futuro. Finalmente, os sistemas de energia solar serão instalados em alguns dos telhados para aproveitar o clima relativamente ensolarado da região.
Fonte: e/a Engenharia & Arquitetura
Comentários
Postar um comentário