Pular para o conteúdo principal

Inspiria Science Center da Noruega

Um projeto para promover energia limpa, o meio ambiente e a saúde

O aprendizado de Ciências começa na arquitetura do edifício
(crédito: Cortesia Aart Architects)
O novo centro escandinavo de ensino de ciências, em Østfold, é um edifício verde brilhante que visa difundir o conhecimento sobre energia, ambiente e saúde. O Inspiria Science Center é composto por três alas que se distribuem a partir de um átrio central e hospeda mais de 70 exposições interativas criadas para educar através de brincadeiras. Projetado pela  empresa dinamarquesa Aart Architects, o centro de educação da ciência forja uma conexão estreita entre a natureza e a eficiência energética, bem como a utilização de energias renováveis, para mostrar como a construção sustentável é uma parte vital do futuro da Noruega.
O centro de 6.500 metros quadrados é composto por três alas que se irradiam a partir de um átrio central de pé direito duplo. Projetado pensando em crianças em idade escolar, famílias e turistas, o centro inspira e educa através de 70 exposições interativas, oficinas e o planetário mais avançado do norte da Europa. Tanto a arquitetura do edifício quanto as exposições buscam incentivar a aprendizagem e o apoio à idéia de que a sustentabilidade é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Uma variedade de exposições ensina sobre energia renovável, resíduos, poluição, meio ambiente, saúde, alimentação e nutrição. No geral, o centro espera receber mais de 100.000 visitantes por ano, e oferecerá acesso gratuito a 40.000 estudantes através de suas escolas.
Edifício é composto de três alas que se irradiam a partir do grande átrio
(crédito: Cortesia Aart Architects)
Concebido como uma casa passiva, com uma estreita ligação com a natureza, o próprio edifício apóia as atividades internas. Clarabóias fornecem iluminação natural nas salas de exposição e no átrio central. Um sistema de águas cinzas recicla a água para uso em todo o edifício, e uma janela para a sala técnica permite aos visitantes vê-lo em ação. Uma turbina eólica de 6 kW e um sistema fotovoltaico geram eletricidade, e um sistema de aquecimento solar gera água quente quente sanitária para o edifíco. O centro de ciência tem seus próprios ônibus híbridos, usados para o transporte de crianças em idade escolar, de suas escolas para o centro e vice-versa. Além de contar com um programa global de reciclagem que reduz o desperdício.
O Inspiria Science Centre é projetado como um dos centros de ciência mais avançado no Norte da Europa e faz parte de uma estratégia de longo prazo para tornar o conhecimento o bem mais importante da Região de Østfold. Isto não só é refletido nas atividades do centro de ciência, mas também em como a arquitetura é concebida e projetada como uma plataforma de comunicação para criar interesse regional e nacional nas ciências naturais.
Ao repensar o quadro de futuros ambientes de aprendizagem, o Inspiria Ciência Centre combina comunicação e arquitetura em um todo inspirador e repleto de eventos, que oferece novos espaços para a aprendizagem e apoia a ideia de sustentabilidade como uma janela de oportunidade para melhorar a qualidade de vida para as pessoas e o meio ambiente. O centro de ciência é, portanto, concebido como uma casa passiva com um contato mais próximo com a natureza, pelo qual a arquitetura e o foco do centro de ciências - energia, meio ambiente e saúde - se fundem em uma única narrativa.
A narrativa permeia a forma básica do edifício, onde o ciclo da natureza, através das repetições cíclicas e formas espirais, se mistura com o ciclo da tecnologia, expresso através do poder universal da forma circular básica. O objetivo foi, portanto, criar um edifício impressionante, o que em si constitui uma marca de identidade pátria do Inspiria Science Centre, unindo as atividades do centro de ciência em um único conceito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios