Pular para o conteúdo principal

Inspiria Science Center da Noruega

Um projeto para promover energia limpa, o meio ambiente e a saúde

O aprendizado de Ciências começa na arquitetura do edifício
(crédito: Cortesia Aart Architects)
O novo centro escandinavo de ensino de ciências, em Østfold, é um edifício verde brilhante que visa difundir o conhecimento sobre energia, ambiente e saúde. O Inspiria Science Center é composto por três alas que se distribuem a partir de um átrio central e hospeda mais de 70 exposições interativas criadas para educar através de brincadeiras. Projetado pela  empresa dinamarquesa Aart Architects, o centro de educação da ciência forja uma conexão estreita entre a natureza e a eficiência energética, bem como a utilização de energias renováveis, para mostrar como a construção sustentável é uma parte vital do futuro da Noruega.
O centro de 6.500 metros quadrados é composto por três alas que se irradiam a partir de um átrio central de pé direito duplo. Projetado pensando em crianças em idade escolar, famílias e turistas, o centro inspira e educa através de 70 exposições interativas, oficinas e o planetário mais avançado do norte da Europa. Tanto a arquitetura do edifício quanto as exposições buscam incentivar a aprendizagem e o apoio à idéia de que a sustentabilidade é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Uma variedade de exposições ensina sobre energia renovável, resíduos, poluição, meio ambiente, saúde, alimentação e nutrição. No geral, o centro espera receber mais de 100.000 visitantes por ano, e oferecerá acesso gratuito a 40.000 estudantes através de suas escolas.
Edifício é composto de três alas que se irradiam a partir do grande átrio
(crédito: Cortesia Aart Architects)
Concebido como uma casa passiva, com uma estreita ligação com a natureza, o próprio edifício apóia as atividades internas. Clarabóias fornecem iluminação natural nas salas de exposição e no átrio central. Um sistema de águas cinzas recicla a água para uso em todo o edifício, e uma janela para a sala técnica permite aos visitantes vê-lo em ação. Uma turbina eólica de 6 kW e um sistema fotovoltaico geram eletricidade, e um sistema de aquecimento solar gera água quente quente sanitária para o edifíco. O centro de ciência tem seus próprios ônibus híbridos, usados para o transporte de crianças em idade escolar, de suas escolas para o centro e vice-versa. Além de contar com um programa global de reciclagem que reduz o desperdício.
O Inspiria Science Centre é projetado como um dos centros de ciência mais avançado no Norte da Europa e faz parte de uma estratégia de longo prazo para tornar o conhecimento o bem mais importante da Região de Østfold. Isto não só é refletido nas atividades do centro de ciência, mas também em como a arquitetura é concebida e projetada como uma plataforma de comunicação para criar interesse regional e nacional nas ciências naturais.
Ao repensar o quadro de futuros ambientes de aprendizagem, o Inspiria Ciência Centre combina comunicação e arquitetura em um todo inspirador e repleto de eventos, que oferece novos espaços para a aprendizagem e apoia a ideia de sustentabilidade como uma janela de oportunidade para melhorar a qualidade de vida para as pessoas e o meio ambiente. O centro de ciência é, portanto, concebido como uma casa passiva com um contato mais próximo com a natureza, pelo qual a arquitetura e o foco do centro de ciências - energia, meio ambiente e saúde - se fundem em uma única narrativa.
A narrativa permeia a forma básica do edifício, onde o ciclo da natureza, através das repetições cíclicas e formas espirais, se mistura com o ciclo da tecnologia, expresso através do poder universal da forma circular básica. O objetivo foi, portanto, criar um edifício impressionante, o que em si constitui uma marca de identidade pátria do Inspiria Science Centre, unindo as atividades do centro de ciência em um único conceito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt