Pular para o conteúdo principal

Milão vai ter a primeira floresta vertical do mundo



O Bosco Verticale faz parte do BioMilano, projeto que pretende erguer um cinturão verde em torno da cidade italiana
(crédito: Divulgação)
A cidade de Milão, Itália, vai ter a primeira floresta vertical do mundo, a Bosco Verticale. A floresta vai estar incluída numa estrutura de 27 andares desenhada pelo arquiteto e professor Stefano Boeri e está sendo identificada como a primeira torre vertical verde a avançar além do mero conceito.
O Bosco Verticale é um sistema que otimiza, recupera e produz energia. Coberto de plantas, o edifício ajuda a balancear o microclima e a filtrar as partículas de pó do ambiente urbano milanês (Milão é uma das cidades mais poluídas da Europa).
A diversidade das plantas – e as suas características – produz umidade, absorve CO2 e as tais partículas de pó, produz oxigênio e protege o edifício da radiação e poluição atmosférica. Todas estas características melhoram a qualidade do espaço e levam à grande economia de energia por ano.

Cada apartamento do edifício terá uma varanda com árvores que se adaptam ao clima da cidade. Estas árvores irão dar sombra no verão e filtrar a poluição da cidade; no inverno, elas permitirão que a luz solar entre nas casas, uma vez que estarão desfolhadas.
A irrigação das plantas será feita através da reutilização das águas cinzas produzidas pelo edifício. Serão ainda construídos sistemas de energia fotovoltaica para promover a autosuficiência da torre milanesa.
De acordo com Boeri, este edifício responde à suburbanização das cidades e desaparecimento da natureza na vida e paisagem dos citadinos. A Bosco Verticale é a primeira proposta para erguer um cinturão verde em torno de Milão, incorporando 60 chacáras abandonadas e que serão revitalizadas para utilização comunitária. O projeto chama-se BioMilano.

  

Fonte: Portal E/A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios