Pular para o conteúdo principal

Milão vai ter a primeira floresta vertical do mundo



O Bosco Verticale faz parte do BioMilano, projeto que pretende erguer um cinturão verde em torno da cidade italiana
(crédito: Divulgação)
A cidade de Milão, Itália, vai ter a primeira floresta vertical do mundo, a Bosco Verticale. A floresta vai estar incluída numa estrutura de 27 andares desenhada pelo arquiteto e professor Stefano Boeri e está sendo identificada como a primeira torre vertical verde a avançar além do mero conceito.
O Bosco Verticale é um sistema que otimiza, recupera e produz energia. Coberto de plantas, o edifício ajuda a balancear o microclima e a filtrar as partículas de pó do ambiente urbano milanês (Milão é uma das cidades mais poluídas da Europa).
A diversidade das plantas – e as suas características – produz umidade, absorve CO2 e as tais partículas de pó, produz oxigênio e protege o edifício da radiação e poluição atmosférica. Todas estas características melhoram a qualidade do espaço e levam à grande economia de energia por ano.

Cada apartamento do edifício terá uma varanda com árvores que se adaptam ao clima da cidade. Estas árvores irão dar sombra no verão e filtrar a poluição da cidade; no inverno, elas permitirão que a luz solar entre nas casas, uma vez que estarão desfolhadas.
A irrigação das plantas será feita através da reutilização das águas cinzas produzidas pelo edifício. Serão ainda construídos sistemas de energia fotovoltaica para promover a autosuficiência da torre milanesa.
De acordo com Boeri, este edifício responde à suburbanização das cidades e desaparecimento da natureza na vida e paisagem dos citadinos. A Bosco Verticale é a primeira proposta para erguer um cinturão verde em torno de Milão, incorporando 60 chacáras abandonadas e que serão revitalizadas para utilização comunitária. O projeto chama-se BioMilano.

  

Fonte: Portal E/A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável