Pular para o conteúdo principal

Casa da Cascata por Frank Lloyd Wright

Vídeo: Youtube
A Casa da cascata é um das mais belas obras da arquitetura orgânica, escola defendida por Frank Lloyd Wright e que tem como proposta a integração entre a obra e o entorno. Olhando a casa aninhada no meio da floresta pensamos nela como um mirante construído para contemplar a beleza da natureza local. Frank Loyd Right não inventou a arquitetura orgânica, ela existe desde sempre em muitas construções, famosas ou não, espalhadas pelo mundo. O que Lloyd conseguiu foi criar um ícone dessa filosofia arquitetônica ao mesmo tempo em que fundava o modernismo arquitetônico.


O que caracteriza essa casa como orgânica? Ela aproveita o declive do terreno e se assenta sobre as pedras que estão lá desde sempre. Diante da lareira é possível ver, aflorando do piso uma das pedras originais do terreno. Lloyd preferiu não remove-la e assim ela passou a ser um elemento da casa. A casa está situada no meio da floresta. A remoção de vegetação foi mínima e o curso da cascata não foi alterado. Foi a construção que se debruçou sobre a água corrente. A integração com o entorno é vista nos detalhes. Uma das vigas do projeto teve seu traçado mudado para contornar um pinheiro que cresce rente à parede da casa. As pedras das paredes vem da região lembrando assim as casas de pedra tradicionais.
Ao mesmo tempo que incorpora elementos tradicionais da construção, Lloyd abusa dos balcões suspensos com vãos ousados que só são possíveis graças ao concreto armado. É o encontro da tradição com a tecnologia do século XX.
Um Vídeo de sua construção

Os balcões de concreto armado suspensos sobre a cascata convidam os moradores a sair para apreciar a paisagem, pegar sol, ouvir o som da água rolando e sentir o cheiro da mata que envolve toda a casa. A casa foi concebida para o veraneio de uma família abastada. É uma casa de campo com função dedicada ao lazer. As áreas sociais de convívio são amplas, envidraçadas e com acesso direto aos balcões. Se os moradores quiserem podem chegar ao córrego pela escada em balanço que termina sobre a lâmina d’água. Mesmo com toda a vegetação em volta a insolação é garantida.
O modernismo da Casa da cascata se observa no uso do concreto armado que desafia os limites da técnica com os vãos ousados que se debruçam sobre a cascata. As áreas envidraçadas com esquadrias de ferro são amplas. Nas linhas da casa predominam os paralelepípedos horizontais e delgados que contrastam com as paredes verticais em pedra.
Lloyd foi um precursor da arquitetura sustentável. Seus conceitos de arquitetura orgânica bem expressos na Casa da cascata vão de encontro às propostas atuais de uma arquitetura que preserva o meio ambiente, se integra harmoniosamente a ele e que busca uma qualidade de vida baseada no respeito à natureza.

Imagens no Flickr

Informações

Fallingwater House

Pittsburgh, Pensylvania, USA
Projeto de Frank Lloyd Wright
Construída entre 1935 e 1939
Até 1963 foi residência de verão da família Kaufmann
Em 1963 foi cedida ao Western Pensylvania Conservancy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios