Pular para o conteúdo principal

Horta em casa é saudável, econômico e dá prazer, então por que não plantar? 

Você já parou para pensar nos benefícios de se ter uma horta em casa? Pois se não pensou ainda, é bom pensar.
Primeiro é bom explicar que uma horta pode ser cultivada em casas e apartamentos. O problema nunca será o espaço, mas sim a sua disposição do espaço, pois para ter uma planta em casa basta um vaso.
Você já leu em algum adesivo de  carro a frase “Tá estressado? Vai pescar!”, seria bem mais sustentável um adesivo que estivesse escrito “Tá estressado? Vai cuidar da horta”.
Pequenas hortas com ervas que podem virar chá, verduras que podem virar salada ou hortaliças para temperar a comida ou incrementar uma bebida, podem ser uma grande fuga do estresse cotidiano.
A horta pode ser em um vaso grande ou em uma  jardineira, e podem ser plantadas diversas espécies no mesmo local.
Os cuidados com a horta geram um momento de concentração  e foco, com o prazer de cuidar de algo com o qual se afeiçoa, e isso faz a mente descansar.
As hortas necessitam de cuidados básicos que variam conforme o que estiver plantado. Confira algumas dicas para você iniciar sua horta agora:
Dica 1 – Escolha um recipiente que pode ser um vaso, uma jardineira ou qualquer recipiente que se adéque ao espaço, e que tenha ou possa ser feito um furo em baixo, e não esqueça de colocar um prato para segurar e trocar a água. Este prato deve ter areia para evitar a proliferação da dengue.
Dica 2 – As plantas precisam de pelo menos cinco horas de luz natural por dia, por isso, os locais ideais são os quintais, varandas ou próximo a janelas.  A luz do sol pela manhã é a melhor para as plantas.
Dica 3 – Escolha o que vai plantar, dando preferência às plantas de raiz curta, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos.
Dica 4 – Plante por meio de sementes ou mudas, que precisarão de pelo menos três regas diárias, quando a muda pegar, basta uma rega por dia.
Cultivar hortas caseiras ainda apresenta a vantagem de você produzir seu próprio alimento, o que é uma satisfação plena para quem cuida.
Então, tá esperando o quê? Monte agora sua horta.
Conheça como montar uma horta reaproveitando garrafas PET:


Fonte: Triângulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios