Pular para o conteúdo principal

Horta em casa é saudável, econômico e dá prazer, então por que não plantar? 

Você já parou para pensar nos benefícios de se ter uma horta em casa? Pois se não pensou ainda, é bom pensar.
Primeiro é bom explicar que uma horta pode ser cultivada em casas e apartamentos. O problema nunca será o espaço, mas sim a sua disposição do espaço, pois para ter uma planta em casa basta um vaso.
Você já leu em algum adesivo de  carro a frase “Tá estressado? Vai pescar!”, seria bem mais sustentável um adesivo que estivesse escrito “Tá estressado? Vai cuidar da horta”.
Pequenas hortas com ervas que podem virar chá, verduras que podem virar salada ou hortaliças para temperar a comida ou incrementar uma bebida, podem ser uma grande fuga do estresse cotidiano.
A horta pode ser em um vaso grande ou em uma  jardineira, e podem ser plantadas diversas espécies no mesmo local.
Os cuidados com a horta geram um momento de concentração  e foco, com o prazer de cuidar de algo com o qual se afeiçoa, e isso faz a mente descansar.
As hortas necessitam de cuidados básicos que variam conforme o que estiver plantado. Confira algumas dicas para você iniciar sua horta agora:
Dica 1 – Escolha um recipiente que pode ser um vaso, uma jardineira ou qualquer recipiente que se adéque ao espaço, e que tenha ou possa ser feito um furo em baixo, e não esqueça de colocar um prato para segurar e trocar a água. Este prato deve ter areia para evitar a proliferação da dengue.
Dica 2 – As plantas precisam de pelo menos cinco horas de luz natural por dia, por isso, os locais ideais são os quintais, varandas ou próximo a janelas.  A luz do sol pela manhã é a melhor para as plantas.
Dica 3 – Escolha o que vai plantar, dando preferência às plantas de raiz curta, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos.
Dica 4 – Plante por meio de sementes ou mudas, que precisarão de pelo menos três regas diárias, quando a muda pegar, basta uma rega por dia.
Cultivar hortas caseiras ainda apresenta a vantagem de você produzir seu próprio alimento, o que é uma satisfação plena para quem cuida.
Então, tá esperando o quê? Monte agora sua horta.
Conheça como montar uma horta reaproveitando garrafas PET:


Fonte: Triângulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt