Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

11 de abr de 2011

Convertible House: uma casa de baixo custo

  O projeto teve de adaptar-se ao rigoroso inverno da região
O projeto teve de adaptar-se ao rigoroso inverno da região
A criação da Convertible House perseguiu um projeto ambientalmente sustentável, durável, de custo competitivo, baixo consumo de energia personificada e alta segurança. Uma solução resistente e perfeita para localidades rurais e costeiras.
O projeto, a localização e a construção da Convertible House expõem uma abordagem única de eficiência energética, redundando em uma construção que apresenta-se como verdadeiro vernáculo do entorno.
A propriedade rural é localizado em uma zona temperada fresca em Newbury, perto de Trentham, zona caracterizada por propriedades rurais. Esta região de Victoria, Austrália, é marcada por invernos muito rigorosos, com temperaturas de verão de médias a quentes. Por isso, o projeto teve que compreender os aspectos rurais, além de satisfazer as condições ditadas por invernos predominantemente frios.
A orientação do local providenciou o acesso ao calor, enquanto a condição da massa da construção captura o sol de inverno. Projetando um “coletor solar” centralizado alcançou-se uma distribuição do calor por todas as partes da casa.
Com isto a casa provê o necessário conforto para que seus ocupantes sobrevivam aos períodos frios com baixos custos.
convertiblehouse_5
Painéis laterais favorecem não só ao fluxo de ar necessário, como também calor.

O projeto do edifício busca diminuir o seu impacto no ambiente, ao mesmo tempo que lhe presta uma homenagem estética.
Vencedor do Prêmio Best Energy Efficient Design – Residential outorgado pela Building Designers Association Victoria, a Convertible House ganhou, também, os prêmios de “Melhor uso ambientalmente sustentável residencial” pelo projeto mais inovador de aço, e “Uso mais inovador da eficiência da água”.
convetiblehouse_3
O projeto pode ser resumido como:
Ambientalmente sustentável
Durável
Semi-pré-fabricado
Preço competitivo
Energia de baixo consumo personificada
Alta segurança
Resistente a fogo
Flexível (Convertible House se refere à tranquilidade com a qual a configuração pode ser alterada porque não há nenhuma parede interna que carrega a carga)

O projetista Kevin Starling e a sua família vivem permanentemente na Convertible House.
convertiblehouse_4
Projeto e construção: Designology Pty Ltd
Fotografia: Denise Stewart & Kaye Crole