Pular para o conteúdo principal

Um exemplo de casa passiva

Duplo isolamento, recuperador de calor e aquecimento solar



Projeto desenvolvido em Vancouver, usa duplo isolamento nas paredes, recuperadores de energia e aquecimento solar
(crédito: Divulgação)
O ar de entrada é temperado passivamente, aquecido no inverno e arrefecido no verão, o que garante que a unidade de recuperação de calor ( HRV - Heat Recovery Ventilation) opere na faixa de temperatura mais eficiente.
Para este projeto, foi selecionado um equipamento HRV, fabricado pela Zehnder, com um índice de eficiência de 93%. Além disso, foi adicionado o Comfofond, um trocador de calor geotérmico de subsolo, também produzido pela Zehnder, que é conectado a 60 metros de tubos, por onde circula uma solução de água e glicol, enterrados a cerca de seis metros de profundidade.
O material escolhido para as paredes é, ainda, novo na América do Norte. Trata-se de um composto de madeira laminada, o cross laminated timber (CLT). Graças a precisão na pré-fabricação, ele permite um processo de construção simplificada com a diminuição do desperdício. O resultado da montagem dispensa outros revestimentos, podendo ser deixado ao natural. Também é extremamente forte, tem excelentes propriedades acústicas, e funciona bem em estudos de ciclo de vida de produto.
As imagens abaixo mostram as etapas da construção da casa, em particular os equipamentos de recuperação de calor e de geotermia:
Subsolo: Heat Recovery Ventilation + Duto coletor
Durante o processo de renovação, o ar exaurido do interior do ambiente, que sai mais quente no inverno e mais frio no verão, encontra-se, num trocador de calor, com o ar de entrada que, inversamente ao que é expelido, está mais frio no inverno e mais quente no verão. Ocorre, então, uma troca de calor, temperando o ar de entrada.


Sistema solar de aquecimento de água
No caso, foram usados painéis solares de alta eficiência, com tubos a vácuo. O sistema provê a casa de cerca de 60% da água quente necessária. Os 40% restantes são fornecidos por um dreno de água do sistema de recuperação de calor.


Bomba de calor do tipo split system
O sistema de aquecimento principal, quando necessário, é fornecido por uma mini-bomba de calor do tipo split system de 9000 BTU, com classificação SEER 26 e ampla faixa operacional que vai até -30º C, com controle de umidade.


Madeira laminada, tipo Cross Laminated Timber

Execução das paredes internas com isolamento duplo e detalhe da parede de serviço

A fiação e tubulação são perfeitamente aninhadas na parede de serviço de 2 × 4
Montagem da parede de grau de isolamento R47
A parede tem alto grau de isolamento, consistindo de revestimento exterior, difusão aberta, isolamento de celulose injetada, barreira de vapor, e isolamento das paredes internas em lã mineral.


Entrada do subsolo

Vista geral do edifício com os coletores solares

Fonte: Casa Passiva                                   Via: Portal EA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios