Pular para o conteúdo principal

Um exemplo de casa passiva

Duplo isolamento, recuperador de calor e aquecimento solar



Projeto desenvolvido em Vancouver, usa duplo isolamento nas paredes, recuperadores de energia e aquecimento solar
(crédito: Divulgação)
O ar de entrada é temperado passivamente, aquecido no inverno e arrefecido no verão, o que garante que a unidade de recuperação de calor ( HRV - Heat Recovery Ventilation) opere na faixa de temperatura mais eficiente.
Para este projeto, foi selecionado um equipamento HRV, fabricado pela Zehnder, com um índice de eficiência de 93%. Além disso, foi adicionado o Comfofond, um trocador de calor geotérmico de subsolo, também produzido pela Zehnder, que é conectado a 60 metros de tubos, por onde circula uma solução de água e glicol, enterrados a cerca de seis metros de profundidade.
O material escolhido para as paredes é, ainda, novo na América do Norte. Trata-se de um composto de madeira laminada, o cross laminated timber (CLT). Graças a precisão na pré-fabricação, ele permite um processo de construção simplificada com a diminuição do desperdício. O resultado da montagem dispensa outros revestimentos, podendo ser deixado ao natural. Também é extremamente forte, tem excelentes propriedades acústicas, e funciona bem em estudos de ciclo de vida de produto.
As imagens abaixo mostram as etapas da construção da casa, em particular os equipamentos de recuperação de calor e de geotermia:
Subsolo: Heat Recovery Ventilation + Duto coletor
Durante o processo de renovação, o ar exaurido do interior do ambiente, que sai mais quente no inverno e mais frio no verão, encontra-se, num trocador de calor, com o ar de entrada que, inversamente ao que é expelido, está mais frio no inverno e mais quente no verão. Ocorre, então, uma troca de calor, temperando o ar de entrada.


Sistema solar de aquecimento de água
No caso, foram usados painéis solares de alta eficiência, com tubos a vácuo. O sistema provê a casa de cerca de 60% da água quente necessária. Os 40% restantes são fornecidos por um dreno de água do sistema de recuperação de calor.


Bomba de calor do tipo split system
O sistema de aquecimento principal, quando necessário, é fornecido por uma mini-bomba de calor do tipo split system de 9000 BTU, com classificação SEER 26 e ampla faixa operacional que vai até -30º C, com controle de umidade.


Madeira laminada, tipo Cross Laminated Timber

Execução das paredes internas com isolamento duplo e detalhe da parede de serviço

A fiação e tubulação são perfeitamente aninhadas na parede de serviço de 2 × 4
Montagem da parede de grau de isolamento R47
A parede tem alto grau de isolamento, consistindo de revestimento exterior, difusão aberta, isolamento de celulose injetada, barreira de vapor, e isolamento das paredes internas em lã mineral.


Entrada do subsolo

Vista geral do edifício com os coletores solares

Fonte: Casa Passiva                                   Via: Portal EA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt