Pular para o conteúdo principal

Pi, a casa do futuro

Projeto será apresentado no Decathlon Solar 2012

Projeto deverá gerar mais energia do que a que consome
(crédito: Divulgação)
O Grupo de Energia e Construção da Universidade de Zaragoza, Espanha, está projetando um protótipo de habitação sustentável que produz mais energia do que consome, além de não gerar resíduos.  A Casa Pi, como vem sendo chamada, será exibida na Decathlon Solar 2012, uma competição internacional em que as universidades projetam e constroem casas autossuficientes em energia.
O grupo é dirigido pelo Professor José Antonio Turégano, especialista em projetos de habitações e bairros bioclimáticos, e coordenado pelo doutorando Alejandro del Amo, que concentra seus estudos na área de energias renováveis e sua aplicação residencial. Ambos pertencem ao Grupo de Energia e Construção e têm a colaboração de uma equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros, biólogos, químicos e designers da Universidade de Zaragoza, cada qual contribuindo dentro de sua área de conhecimento.
Durante a última fase da competição, que acontece de 3 a 9 de setembro de 2012 em Madri, a casa será aberta à visitação pública, enquanto se desenvolve a competição em torno dos temas que compõem o concurso: arquitetura, engenharia e construção, eficiência energética, equilíbrio de energia elétrica, conforto ambiental, operação da casa, comunicação e sensibilização social, industrialização e viabilidade de mercado, inovação e sustentabilidade. A competição terá três tipos de pontuação: por tarefas concluídas, medição in loco e avaliação do júri.
Desenho cilíndrico
A Casa Pi, que encontra-se em fase de projeto, é uma casa do tipo unifamiliar em formato cilíndrico. Esta forma foi a escolhida por permitir que se construa mais espaço interno com menor número de paredes expostas às condições climáticas.
A casa está dividida em dois pisos, com uma área de 70 metros quadrados no térreo e outra de 50 metros quadrados no piso superior. O térreo concentra as áreas habitáveis: quartos, cozinha, banheiro e sala de estar. Um pequeno quintal abrigará dois lagos para a fitodepuração, um sistema de eliminação de águas residuais através de pântanos onde se desenvolvem certas plantas aquáticas.
O primeiro andar, um grande vão livre, tem metade de seu espaço ocupado pelas instalações e a outra por um terraço coberto por um teto de placas fotovoltaicas com cerca de 10 KW de potência. Este andar orbitará a trajetória solar de maneira a captar o máximo de radiação possível, maximizando a produção de energia solar fotovoltaica.
Os criadores do Casa Pi, concebida como a habitação ecológica e sustentável para o futuro próximo, planejam instalar o protótipo na Universidade de Zaragoza, onde será utilizada como uma bancada de testes práticos para pesquisadores e empresas. 
Fonte: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios