Intervenção resultou em uma casa moderna e eficiente
Cada vez mais lança-se mão de reestruturação e ampliação de construções já existentes, o que dá um novo impulso ao desenvolvimento urbano. Isso se traduz em um desafio para o arquiteto que tem que lidar com as instalações já existentes, enquanto busca encontrar uma maneira de se conectar com a parte a ser construída. Neste caso específico foi usado como superfície do local de construção o telhado, distribuído por edifícios separados.
A “House S” é o resultado de um projeto inteligente do arquiteto de interiores, proprietário e autor da primeira intervenção, Wilfried Hilger, em colaboração com o arquiteto alemão Roger Christ e com o escritório de engenharia Schmitt + Thielmann und Partner. O que temos é uma bela casa moderna, volumetricamente equilibrada, situada em um terreno de 452 m² em Wiesbaden (sudoeste da Alemanha). É o resultado da reestruturação de um bangalô da década de sessenta e da adição no telhado plano de três volumes distintos funcionais, interligados por blocos de vidro prismático.
A nova estrutura cria espaços com diferentes qualidades: no lado sudoeste um gramado com uma pequena macieira, no norte, um pátio pavimentado com pedra e um pinheiro, e, para o leste, um terraço no último andar com uma magnólia. Os três novos volumes contêm uma suíte do casal, com closet e banheiro, sala íntima e escritório.
No primeiro piso foram retiradas quase todas as paredes, resultando em um grande espaço aberto, onde a cozinha ocupa a posição central. Este nível também contém o quarto das crianças, closet e banheiro.
No piso térreo está localizado uma pequena suíte para os hóspedes. Do ponto de vista da energia, foram instalados vidros triplos, que fornecem consistente isolamento térmico para os grandes fechamentos verticais e horizontais.
Fonte: Case Eco Via: Portal EA
Comentários
Postar um comentário