Pular para o conteúdo principal

Reestruturação e remodelação de uma residência dos anos sessenta

Intervenção resultou em uma casa moderna e eficiente

Reestruturação resultou em uma residência moderna, arejada e eficiente
(crédito: Thomas Herrmann)
Cada vez mais lança-se mão de reestruturação e ampliação de construções já existentes, o que dá um novo impulso ao desenvolvimento urbano. Isso se traduz em um desafio para o arquiteto que tem que lidar com as instalações já existentes, enquanto busca encontrar uma maneira de se conectar com a parte a ser construída. Neste caso específico foi usado como superfície do local de construção o telhado, distribuído por edifícios separados.
A “House S” é o resultado de um projeto inteligente do arquiteto de interiores, proprietário e autor da primeira intervenção, Wilfried Hilger, em colaboração com o arquiteto alemão Roger Christ e com o escritório de engenharia Schmitt + Thielmann und Partner. O que temos é uma bela casa moderna, volumetricamente equilibrada, situada em um terreno de 452 m² em Wiesbaden (sudoeste da Alemanha). É o resultado da reestruturação de um bangalô da década de sessenta e da adição no telhado plano de três volumes distintos funcionais, interligados por blocos de vidro prismático.
Os três volumes adicionados no telhado
(crédito: Thomas Herrmann)
A nova estrutura cria espaços com diferentes qualidades: no lado sudoeste um gramado com uma pequena macieira, no norte, um pátio pavimentado com pedra e um pinheiro, e,  para o leste, um terraço no último andar com uma magnólia. Os três novos volumes contêm uma suíte do casal, com closet e banheiro, sala íntima e escritório.
No primeiro piso foram retiradas quase todas as paredes, resultando em um grande espaço aberto, onde a cozinha ocupa a posição central. Este nível também contém o quarto das crianças, closet e banheiro.
No piso térreo está localizado uma pequena suíte para os hóspedes. Do ponto de vista da energia, foram instalados vidros triplos, que fornecem consistente isolamento térmico para os grandes fechamentos verticais e horizontais.

Fonte: Case Eco                                           Via: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Este pequeno apartamento consegue ter oito cômodos em 40 metros quadrados

Viver em Nova York não é só aventura e dinamismo. A não ser que você seja rico do jeito que nenhuma pessoa real é, provavelmente vai ter que se contentar em viver em um lugar apertado e confuso. Este o projeto de Graham Hill, empreendedor e fundador do treehugger.com , tenta criar o apartamento ideal de Nova York – um com pouco espaço, mas que oferece beleza e funcionalidade apesar do tamanho. O apartamento de Hill está constantemente evoluindo em espaço. Ele sempre está pesquisando e procurando jeitos de transformar o cubo que vive para surprir suas necessidades. E o que ele tem agora parece completamente habitável. Mesmo uma pessoa como eu consegue enxergar a beleza na sua simplicidade. Quando você entra, você encontra o que parece, em um primeiro momento, um pequeno estúdio. Mas o cubo tem ao todo 8 espaços funcionais. A sala de estar e o escritório viram o quarto com uma ajuda da estante. Abra um dos closets e você vai encontrar dez cadeiras empilháveis que podem ser c...

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo