Pular para o conteúdo principal

Reestruturação e remodelação de uma residência dos anos sessenta

Intervenção resultou em uma casa moderna e eficiente

Reestruturação resultou em uma residência moderna, arejada e eficiente
(crédito: Thomas Herrmann)
Cada vez mais lança-se mão de reestruturação e ampliação de construções já existentes, o que dá um novo impulso ao desenvolvimento urbano. Isso se traduz em um desafio para o arquiteto que tem que lidar com as instalações já existentes, enquanto busca encontrar uma maneira de se conectar com a parte a ser construída. Neste caso específico foi usado como superfície do local de construção o telhado, distribuído por edifícios separados.
A “House S” é o resultado de um projeto inteligente do arquiteto de interiores, proprietário e autor da primeira intervenção, Wilfried Hilger, em colaboração com o arquiteto alemão Roger Christ e com o escritório de engenharia Schmitt + Thielmann und Partner. O que temos é uma bela casa moderna, volumetricamente equilibrada, situada em um terreno de 452 m² em Wiesbaden (sudoeste da Alemanha). É o resultado da reestruturação de um bangalô da década de sessenta e da adição no telhado plano de três volumes distintos funcionais, interligados por blocos de vidro prismático.
Os três volumes adicionados no telhado
(crédito: Thomas Herrmann)
A nova estrutura cria espaços com diferentes qualidades: no lado sudoeste um gramado com uma pequena macieira, no norte, um pátio pavimentado com pedra e um pinheiro, e,  para o leste, um terraço no último andar com uma magnólia. Os três novos volumes contêm uma suíte do casal, com closet e banheiro, sala íntima e escritório.
No primeiro piso foram retiradas quase todas as paredes, resultando em um grande espaço aberto, onde a cozinha ocupa a posição central. Este nível também contém o quarto das crianças, closet e banheiro.
No piso térreo está localizado uma pequena suíte para os hóspedes. Do ponto de vista da energia, foram instalados vidros triplos, que fornecem consistente isolamento térmico para os grandes fechamentos verticais e horizontais.

Fonte: Case Eco                                           Via: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios