Pular para o conteúdo principal

DOU.pt – a rede para quem ainda não “deu o que tinha a dar”


Porque jogar fora bens materiais que não precisa mais se ainda pode ser útil para outras pessoas? Esse é o lema do projeto sem fins-lucrativos DOU.pt, um site português disponibilizado pela “ESCALA – Associação para o Desenvolvimento Sustentável”, focado na oferta e procura de bens reutilizáveis.
O programa, que surgiu em fevereiro de 2011, é formado por voluntários na faixa etária entre 24 e 35 anos, das mais variadas áreas. A ideia é transformar a reutilização em uma prática comum na sociedade.
O site possui diversos departamentos como áreas de bebês, arte e entretenimento, casa e jardim, eletrônica, informática, livros, veículos e vestuário. Todos eles com diversos itens a espera de um novo dono, ou a espera de novas doações.
De acordo com os organizadores do projeto, o DOU.pt tem potencial para atingir a auto-sustentabilidade e então criar novos postos de trabalho. Sua natureza não lucrativa irá possibilitar que todas as receitas adicionais sejam reinvestidas na melhoria, expansão e divulgação do projeto.

Como funciona

No DOU.pt o interessado poderá afixar anúncios públicos de doação de seus produtos bem como manifestar interesse em receber bens colocados por outros utilizadores.
Para participar é preciso criar uma conta com um e-mail válido ao qual o interessado tenha acesso livre e regular.
Para doar basta afixar uma doação e para receber basta pesquisar as doações em curso. Assim que for feito um ou mais pedidos o doador pode escolher o receptor. As pessoas podem então se comunicar por mensagens privadas e acertar a entrega.
Quando teremos um similar no Brasil?
Fonte: EcoD                                                   Via: Eco4planet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável 

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio...