Pular para o conteúdo principal

Tratamento de água com energia solar substitui caminhões pipa e geradores a diesel


Tratamento de água consome bastante energia e exige grandes instalações, mas no que depender da SwissINSO Holding Inc. e seu sistema instalado em contêineres energizados por painéis solares, essa situação pode mudar.
Projetado especialmente para regiões sem infraestrutura, em situações de guerra ou pós calamidades, o Krystall pretende substituir geradores a diesel, caminhões pipa ou mesmo o deslocamento da população em busca de água potável.
A companhia já tem contratos fechados com Algeria e Malásia e pretende ainda em 2011 vender mais de 40 unidades. O custo fica entre R$ 1,6 e 2 milhões, variando de acordo com o número de painéis solares necessários e os tipos de filtro adequados para a água do local.
Segundo o executivo da empresa, Yves Ducommun, as máquinas podem fornecer 100 mil litros de água potável diariamente durante 20 anos a um preço menor que R$ 0,05/litro. No longo prazo tal valor seria menor que o necessário para levar a água para áreas remotas através de caminhões ou utilizando geradores à diesel.
Mas o valor por litro que pode parecer pouco, se considerarmos o consumo diário de uma família, e em especial em regiões como a África subsaariana onde o sistema seria importantíssimo, se torna bastante representativo. Não há dúvidas, porém, que os resultados na saúde são extremamente positivos, e mais do que isso, analisando economicamente, pessoas doentes geram custos, enquanto pessoas saudáveis geram receitas.
A empresa tem planos de instalar purificadores no Oriente Médio, Ásia, América Latina e Austrália. Mas é claro, se alguém comprar, eu também instalaria. Resta saber se os políticos locais terão a consciência ecológica e a capacidade de analisar custos em longo prazo, o que é bastante incomum. 
Fonte: Docol                       Via: Eco4planet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios