Henning Larsen e White venceram com um projeto holístico para Piteå
Centro da cidade ganhará dinamismo com instalações comerciais, culturais e residenciais
(crédito: Cortesia Henning Larsen)
Piteå é uma cidade turística atraente no norte da Suécia, bem conhecida pela sua paisagem cinematográfica e rica vida musical e cultural. A recente concorrência , vencida pelo escritório Henning Larsen Architects, em conjunto com o White Architects Sweden, para o desenvolvimento urbano do centro , inclui um novo estacionamento, instalações comerciais e residenciais, introduzindo um conceito inovador que dará mais dinamismo à vida da cidade.
A ambição dos arquitetos Henning Larsen e White foi a de conectar o centro de Piteå à nova praça Sundstorget, com o estacionamento servindo de ligação. A fachada oeste do estacionamento é concebida como uma exuberante colina de lazer, que desce até Sundstorget. A praça se conecta à rua Sundsgatan, criando vida movimento no outro lado da praça. Um novo espaço público sobre o estacionamento vai dar aos cidadãos um novo ponto de encontro com uma bela vista da cidade e grande variedade de atividades sazonais. Assim, a fachada oeste inclinada irá funcionar como uma rampa de trenó no inverno e assentos para assistir a concertos e sessões de cinema no verão.
Um prédio residencial de quatro andares trará vida para a área do entorno de Sundstorget, ao mesmo tempo que a protege contra o vento. Os dois pisos inferiores orientados para a praça e para a Sundsgatan, poderão ser usados para uma função pública, como um centro cultural ou para a juventude.
O design holístico dos arquitetos agrega valor a toda a cidade, o que também foi uma das razões pelas quais a proposta do Henning Larsen e White tenha sido não só o projeto eleito pelo júri, mas também a proposta preferida pelos cidadãos de Piteå.
Fonte: Portal EA
Comentários
Postar um comentário