Pular para o conteúdo principal

Em Murcia, na Espanha, um projeto de climatização solar


Será a maior instalação do tipo em operação no mundo
(crédito: Divulgação)
O projeto Medicool visa criar uma solução tecnológica inovadora para a climatização de ambientes de armazenagem de medicamentos na Espanha. Criará um protótipo de sistema de refrigeração solar a ser instalado em uma área de armazenamento de produtos farmacêuticos para demonstrar que é uma solução tecnicamente viável para reduzir a demanda de energia de refrigeração em mais de 70%.

O projeto Medicool, enquadrado no programa LIFE + da União Europeia, destina-se a executar a maior instalação de refrigeração solar com tubos de vácuo do mundo, nos depósitos que a Hermandad Farmaceútica del Mediterráneo, Hefame, tem em Santomera, Murcia. O objetivo deste projeto é a implementação de um sistema de refrigeração solar no armazém de produtos farmacêuticos que sirva como um case para demonstrar e difundir o novo sistema de condicionamento de ar.

    A refrigeração solar é a produção de água fria através de um chiller de absorção, que utiliza a água quente, aquecida por painéis solares, como uma fonte de energia.

O projeto Medicool destina-se a aplicar uma solução inovadora para o condicionamento de ar de instalações de armazenamento de grande porte que têm necessidades especiais de temperatura, reduzindo os custos de energia, as emissões e os problemas dos sistemas atualmente utilizados. O projeto irá desenvolver uma instalação com capacidade de 2,2 MW para aquecimento e de 1,53 MW para resfriamento, em uma área de 3.600 m2 de coletores, tornando-a a maior do mundo, já que atualmente as maiores instalações em operação ocupam entre 1.000 e 1.500 m2 de área.

Segundo os cálculos realizados, com a produção de frio a instalação irá poupar 794.827 kWh por ano, evitando a emissão de 186 toneladas de CO2 anualmente. No entanto, se somarmos a estes dados a produção de calor para o aquecimento, a economia será maior, de 1.130.000 kWh / ano e no mínimo 263 toneladas de CO2 em igual período. Além da construção desse sistema serão desenvolvidos estudos técnicos e econômicos de adaptação da solução para diferentes áreas e necessidades, realizando um trabalho ativo de comunicação para facilitar a disseminação e transferência da tecnologia.

O orçamento do projeto é de 6.700.000 €, dos quais o financiamento da União Europeia chega a 1.600.000 €, sendo o restante recursos provenientes da própria Hefame. O projeto que tem a parceria da Hefame, ARGEM e Eurovértice Consultores, teve início em 2011 e previsão de conclusão para 2014.

Segundo os envolvidos no projeto, a aplicação da solução a outras instalações semelhantes na região de Múrcia, poderia reduzir a emissão de CO2 em mais de 18 mil toneladas. A ARGEM tem uma longa experiência no campo da refrigeração solar utilizando diferentes tecnologias.
Portal: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt