Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

8 de dez de 2011

Um exemplo de casa passiva

Duplo isolamento, recuperador de calor e aquecimento solar



Projeto desenvolvido em Vancouver, usa duplo isolamento nas paredes, recuperadores de energia e aquecimento solar
(crédito: Divulgação)
O ar de entrada é temperado passivamente, aquecido no inverno e arrefecido no verão, o que garante que a unidade de recuperação de calor ( HRV - Heat Recovery Ventilation) opere na faixa de temperatura mais eficiente.
Para este projeto, foi selecionado um equipamento HRV, fabricado pela Zehnder, com um índice de eficiência de 93%. Além disso, foi adicionado o Comfofond, um trocador de calor geotérmico de subsolo, também produzido pela Zehnder, que é conectado a 60 metros de tubos, por onde circula uma solução de água e glicol, enterrados a cerca de seis metros de profundidade.
O material escolhido para as paredes é, ainda, novo na América do Norte. Trata-se de um composto de madeira laminada, o cross laminated timber (CLT). Graças a precisão na pré-fabricação, ele permite um processo de construção simplificada com a diminuição do desperdício. O resultado da montagem dispensa outros revestimentos, podendo ser deixado ao natural. Também é extremamente forte, tem excelentes propriedades acústicas, e funciona bem em estudos de ciclo de vida de produto.
As imagens abaixo mostram as etapas da construção da casa, em particular os equipamentos de recuperação de calor e de geotermia:
Subsolo: Heat Recovery Ventilation + Duto coletor
Durante o processo de renovação, o ar exaurido do interior do ambiente, que sai mais quente no inverno e mais frio no verão, encontra-se, num trocador de calor, com o ar de entrada que, inversamente ao que é expelido, está mais frio no inverno e mais quente no verão. Ocorre, então, uma troca de calor, temperando o ar de entrada.


Sistema solar de aquecimento de água
No caso, foram usados painéis solares de alta eficiência, com tubos a vácuo. O sistema provê a casa de cerca de 60% da água quente necessária. Os 40% restantes são fornecidos por um dreno de água do sistema de recuperação de calor.


Bomba de calor do tipo split system
O sistema de aquecimento principal, quando necessário, é fornecido por uma mini-bomba de calor do tipo split system de 9000 BTU, com classificação SEER 26 e ampla faixa operacional que vai até -30º C, com controle de umidade.


Madeira laminada, tipo Cross Laminated Timber

Execução das paredes internas com isolamento duplo e detalhe da parede de serviço

A fiação e tubulação são perfeitamente aninhadas na parede de serviço de 2 × 4
Montagem da parede de grau de isolamento R47
A parede tem alto grau de isolamento, consistindo de revestimento exterior, difusão aberta, isolamento de celulose injetada, barreira de vapor, e isolamento das paredes internas em lã mineral.


Entrada do subsolo

Vista geral do edifício com os coletores solares

Fonte: Casa Passiva                                   Via: Portal EA