Pular para o conteúdo principal

Em Murcia, na Espanha, um projeto de climatização solar


Será a maior instalação do tipo em operação no mundo
(crédito: Divulgação)
O projeto Medicool visa criar uma solução tecnológica inovadora para a climatização de ambientes de armazenagem de medicamentos na Espanha. Criará um protótipo de sistema de refrigeração solar a ser instalado em uma área de armazenamento de produtos farmacêuticos para demonstrar que é uma solução tecnicamente viável para reduzir a demanda de energia de refrigeração em mais de 70%.

O projeto Medicool, enquadrado no programa LIFE + da União Europeia, destina-se a executar a maior instalação de refrigeração solar com tubos de vácuo do mundo, nos depósitos que a Hermandad Farmaceútica del Mediterráneo, Hefame, tem em Santomera, Murcia. O objetivo deste projeto é a implementação de um sistema de refrigeração solar no armazém de produtos farmacêuticos que sirva como um case para demonstrar e difundir o novo sistema de condicionamento de ar.

    A refrigeração solar é a produção de água fria através de um chiller de absorção, que utiliza a água quente, aquecida por painéis solares, como uma fonte de energia.

O projeto Medicool destina-se a aplicar uma solução inovadora para o condicionamento de ar de instalações de armazenamento de grande porte que têm necessidades especiais de temperatura, reduzindo os custos de energia, as emissões e os problemas dos sistemas atualmente utilizados. O projeto irá desenvolver uma instalação com capacidade de 2,2 MW para aquecimento e de 1,53 MW para resfriamento, em uma área de 3.600 m2 de coletores, tornando-a a maior do mundo, já que atualmente as maiores instalações em operação ocupam entre 1.000 e 1.500 m2 de área.

Segundo os cálculos realizados, com a produção de frio a instalação irá poupar 794.827 kWh por ano, evitando a emissão de 186 toneladas de CO2 anualmente. No entanto, se somarmos a estes dados a produção de calor para o aquecimento, a economia será maior, de 1.130.000 kWh / ano e no mínimo 263 toneladas de CO2 em igual período. Além da construção desse sistema serão desenvolvidos estudos técnicos e econômicos de adaptação da solução para diferentes áreas e necessidades, realizando um trabalho ativo de comunicação para facilitar a disseminação e transferência da tecnologia.

O orçamento do projeto é de 6.700.000 €, dos quais o financiamento da União Europeia chega a 1.600.000 €, sendo o restante recursos provenientes da própria Hefame. O projeto que tem a parceria da Hefame, ARGEM e Eurovértice Consultores, teve início em 2011 e previsão de conclusão para 2014.

Segundo os envolvidos no projeto, a aplicação da solução a outras instalações semelhantes na região de Múrcia, poderia reduzir a emissão de CO2 em mais de 18 mil toneladas. A ARGEM tem uma longa experiência no campo da refrigeração solar utilizando diferentes tecnologias.
Portal: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios