Pular para o conteúdo principal

Credicitrus: sustentabilidade no canteiro de obras

Edifício da cooperativa de crédito rural recebeu a certificação AQUA

Projeto do novo edifício privilegia ventilação e iluminação naturais
(crédito: Divulgação Credicitrus)
O projeto da nova sede da Credicitrus, cooperativa de crédito rural localizada em Bebedouro, interior de São Paulo, recebeu no início do ano a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental). Certificada nas duas primeiras etapas, a de programa e a de concepção (projeto), a nova sede administrativa da empresa, com seis pavimentos e área total de 9.300 m², teve sua construção iniciada em outubro de 2010. A obra deve ficar pronta no início de 2012.
O que tem marcado a construção e a faz diferenciar dos demais empreendimentos certificados, no entanto, são as medidas que têm sido adotadas no canteiro de obras. É o que explica o engenheiro Luiz Henrique Ferreira, presidente da Inovatech Engenharia, consultoria especializada em projetos sustentáveis. “É uma obra diferente do que se vê por aí. Há, por exemplo, o aproveitamento da água da chuva para uso na própria obra. Também destaco a grande preocupação com a vizinhança. São realizadas medições periódicas do nível de ruído e, além disso, o tempo inteiro há trabalhadores limpando a rua”, resume Ferreira.
Dentre as obras certificadas com o AQUA, destaca o consultor, a da Credicitrus está entre as que possuem maior índice de aproveitamento de resíduos. “Também destaco o uso de materiais de baixo impacto ambiental. Utiliza-se concreto moldado in loco. Usa-se o cimento CP III (baixa emissão de COna atmosfera durante sua produção). Também são usadas tintas com baixo teor de VOC (compostos orgânicos voláteis) e pouco uso de madeira. Há a preocupação em valorizar a mão de obra local e fornecedores”, explica.
De acordo com Maria Madalena Fernandes Rocha, diretora administrativa da Credicitrus, as duas primeiras etapas da certificação foram baseadas em diversas especificações e critérios de desempenho, que se adaptaram facilmente ao projeto da nova unidade, já que a empresa tem a cultura de promover a sustentabilidade ambiental e social. Outro ponto importante, destaca ela, é o conceito inovador aplicado pelo processo AQUA, com o acompanhamento do desenvolvimento do empreendimento por meio de auditorias presenciais da Fundação Vanzolini. ”Sob a consultoria da Inovatech Engenharia, passamos por um processo de conscientização, desde a preocupação ambiental com o canteiro de obras, respeito à comunidade do entorno, até a destinação de resíduos gerados para cooperativas de reciclagem, além do reaproveitamento de materiais para a criação de uma cisterna de água que abastece o canteiro de obras, entre outras diversas ações”, exemplifica. 
Sede deve ficar pronta no início de 2012
(crédito: Divulgação Credicitrus)
O professor Manoel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini, lembra que após a Credicitrus preparar o programa da nova sede, com suas equipes técnicas, foram realizadas as auditorias da Fase Programa e da Fase Concepção, em setembro e outubro de 2010, respectivamente, demonstrando o atendimento ao Referencial Técnico AQUA. “O envolvimento anterior da empresa com ações de sustentabilidade ambiental e social contribuiu bastante para facilitar a certificação. Foram realizados estudos detalhados para indicar as melhores escolhas e demonstrações de desempenho em todas as categorias do AQUA, com ênfase para os materiais, canteiro de baixo impacto, gestão da energia e da água, dos resíduos de uso, conforto térmico e qualidade do ar e da água”, destaca Martins.
A Credicitrus também buscará a certificação AQUA na etapa de construção, cuja auditoria deverá ser realizada após a conclusão da obra “Acreditamos que nossa nova sede será o primeiro edifício a obter a certificação AQUA no interior de São Paulo”, destaca Madalena.
De autoria do arquiteto Nelson Dupré, da Dupré Arquitetura e Coordenação S/S Ltda, que já acumula experiência em edifícios sustentáveis, o projeto da sede da Credicitrus foi concebido com base no equilíbrio ambiental, a começar pela redução do impacto visual na paisagem urbana da cidade, predominantemente horizontal. O projeto traduz conceitos essenciais e os personifica no edifício através do seu desenho e do uso de materiais selecionados, dentro dos critérios rigorosos da certificação AQUA.
Como Bebedouro é uma cidade ensolarada e, portanto, luminosa na maior parte do ano, a orientação do edifício em relação à trajetória do sol assegura períodos adequados de sombreamento, visando à redução da carga térmica dos ambientes, diminuindo o uso de ar condicionado e poupando energia elétrica. Não foram utilizados, como de hábito, vidros espelhados para refletir o calor. O projeto previu ainda vegetação em pontos estratégicos das áreas internas para refrescá-las, além de ventilação e iluminação naturais em vários espaços. A escolha dos materiais, sistemas construtivos e equipamentos, levaram em conta critérios ambientais, com vistas à economia de água e energia, entre outras diversas iniciativas “verdes”.
Para o professor Martins, a Credicitrus demonstra pioneirismo e liderança, tanto por sua representatividade e alcance de atuação, como pela localização de sua nova sede, a dinâmica cidade Bebedouro. “Certamente servirá de exemplo de que é perfeitamente viável, técnica e economicamente, a escolha de um processo de construção sustentável, desde a fase de programa, passando pela concepção até a realização do empreendimento, tendo a certificação AQUA como comprovação de todo esse empenho em poupar recursos naturais, preservar o meio ambiente e proporcionar as condições ideais de conforto e saúde para os usuários”, conclui.
Fonte: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios