Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

11 de nov de 2011

Inspiria Science Center da Noruega

Um projeto para promover energia limpa, o meio ambiente e a saúde

O aprendizado de Ciências começa na arquitetura do edifício
(crédito: Cortesia Aart Architects)
O novo centro escandinavo de ensino de ciências, em Østfold, é um edifício verde brilhante que visa difundir o conhecimento sobre energia, ambiente e saúde. O Inspiria Science Center é composto por três alas que se distribuem a partir de um átrio central e hospeda mais de 70 exposições interativas criadas para educar através de brincadeiras. Projetado pela  empresa dinamarquesa Aart Architects, o centro de educação da ciência forja uma conexão estreita entre a natureza e a eficiência energética, bem como a utilização de energias renováveis, para mostrar como a construção sustentável é uma parte vital do futuro da Noruega.
O centro de 6.500 metros quadrados é composto por três alas que se irradiam a partir de um átrio central de pé direito duplo. Projetado pensando em crianças em idade escolar, famílias e turistas, o centro inspira e educa através de 70 exposições interativas, oficinas e o planetário mais avançado do norte da Europa. Tanto a arquitetura do edifício quanto as exposições buscam incentivar a aprendizagem e o apoio à idéia de que a sustentabilidade é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Uma variedade de exposições ensina sobre energia renovável, resíduos, poluição, meio ambiente, saúde, alimentação e nutrição. No geral, o centro espera receber mais de 100.000 visitantes por ano, e oferecerá acesso gratuito a 40.000 estudantes através de suas escolas.
Edifício é composto de três alas que se irradiam a partir do grande átrio
(crédito: Cortesia Aart Architects)
Concebido como uma casa passiva, com uma estreita ligação com a natureza, o próprio edifício apóia as atividades internas. Clarabóias fornecem iluminação natural nas salas de exposição e no átrio central. Um sistema de águas cinzas recicla a água para uso em todo o edifício, e uma janela para a sala técnica permite aos visitantes vê-lo em ação. Uma turbina eólica de 6 kW e um sistema fotovoltaico geram eletricidade, e um sistema de aquecimento solar gera água quente quente sanitária para o edifíco. O centro de ciência tem seus próprios ônibus híbridos, usados para o transporte de crianças em idade escolar, de suas escolas para o centro e vice-versa. Além de contar com um programa global de reciclagem que reduz o desperdício.
O Inspiria Science Centre é projetado como um dos centros de ciência mais avançado no Norte da Europa e faz parte de uma estratégia de longo prazo para tornar o conhecimento o bem mais importante da Região de Østfold. Isto não só é refletido nas atividades do centro de ciência, mas também em como a arquitetura é concebida e projetada como uma plataforma de comunicação para criar interesse regional e nacional nas ciências naturais.
Ao repensar o quadro de futuros ambientes de aprendizagem, o Inspiria Ciência Centre combina comunicação e arquitetura em um todo inspirador e repleto de eventos, que oferece novos espaços para a aprendizagem e apoia a ideia de sustentabilidade como uma janela de oportunidade para melhorar a qualidade de vida para as pessoas e o meio ambiente. O centro de ciência é, portanto, concebido como uma casa passiva com um contato mais próximo com a natureza, pelo qual a arquitetura e o foco do centro de ciências - energia, meio ambiente e saúde - se fundem em uma única narrativa.
A narrativa permeia a forma básica do edifício, onde o ciclo da natureza, através das repetições cíclicas e formas espirais, se mistura com o ciclo da tecnologia, expresso através do poder universal da forma circular básica. O objetivo foi, portanto, criar um edifício impressionante, o que em si constitui uma marca de identidade pátria do Inspiria Science Centre, unindo as atividades do centro de ciência em um único conceito.