Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

30 de nov de 2011

Hand House: surrealismo na arquitetura

HAND_HOUSE_c13

Entender uma obra de arte não é tarefa das mais simples. Nem sempre sabemos o que se passa na cabeça do autor, suas motivações e suas ideias.  Assim, conhecer os significados de uma obra como a Hand House, projeto conceitual do arquiteto gregoAndreas Angelidakis, faz-nos perceber o quão grandioso é o processo de criação artístico.
Angelidakis usou a estética surrealista para fazer uma crítica ao estilo de vida da megalópole americana Los Angeles. A Hand House é uma residência, mas não como outra qualquer: suas formas representam uma cidade em estado de paranoia, seja pela cultura de adoração às celebridades que lá vivem ou pelo medo de desastres naturais (por se situar em cima de uma falha geológica, Los Angeles sofre com frequentes terremotos).
HAND_HOUSE_c6
Os cômodos da casa (sala de jantar, sala de estar, cozinha, quartos) são instalados dentro de dois grandes blocos ocos de concreto fincados na encosta de uma montanha – o intuito é transformá-los em locais de escuridão e isolamento total. Saindo dessas “cavernas”, encontramos um reservatório de água, quase uma praia artificial, clara referência a William Mulholland, engenheiro responsável pelas obras do sistema de distribuição de água de Los Angeles durante os anos 1920, fator fundamental para o crescimento da cidade.
HAND_HOUSE_c30
Da água sai um enorme braço de concreto. Sobre a mão espalmada, fica o espaço reservado para a recepção de convidados: uma caixa de vidro sem qualquer privacidade, representando toda a exposição da vida privada das celebridades à sociedade.
HAND_HOUSE_c36
Segundo Angelidakis, os residentes da Hand House desfrutarão de total privacidade, ao mesmo tempo que serão totalmente expostos. Para ele, a obra é o resumo da loucura de se viver em Los Angeles. Para nós, apreciadores da boa arquitetura, a casa é arte pura.
HAND_HOUSE_c33





























Fonte: Abravidro