Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

25 de out de 2011

Soluções para tornar sua casa sustentável


casa verde feliz
Shutterstock
Se você e sua família já adotam hábitos sustentáveis como reciclar o lixo, poupar água e energia e dar o destino correto aos equipamentos eletrônicos e óleo de cozinha, por que não implantar na residência soluções que podem diminuir ainda mais o impacto que a ela e seus moradores causam sobre o meio ambiente, como sistemas de captação de energia solar, da água da chuva e reuso da água que iria para o esgoto?
Muitas cidades têm criado incentivos fiscais para que seus moradores incluam nas construções estes itens de sustentabilidade. Em Niterói (RJ), por exemplo, todos os edifícios com mais de 500 m² são obrigados por lei a ter sistemas de aproveitamento da água dos chuveiros, banheiras, tanques, máquinas de lavar e lavatórios, conhecidas como águas cinzas.
Em Curitiba (PR), a prefeitura concede descontos no IPTU para quem mantiver áreas de bosque nativo e certos tipos de árvores no terreno. Veja na TV BBel como a prefeitura de Guarulhos (SP) mudou a lei do IPTU para favorecer construções sustentáveis.
TV BBel: Soluções ecológicas ajudam o meio ambiente
Nós conversamos com especialistas e reunimos abaixo algumas informações que esclarecem como esses sistemas funcionam, quanto custam e como podem ser implantados.
Telhado verde
Telhado verde significa a implantação de uma cobertura vegetal, com grama e flores, por exemplo, sobre a laje tradicional de residências e prédios. Segundo a especialista em bioarquitetura Juliana Boer, da Cria Arquitetura, a vegetação contribui para o isolamento termoacústico das construções e para equilibrar a umidade relativa do ar no entorno da residência, além de melhorar a absorção da água da chuva.
Se você pretende implantar um telhado deste tipo em sua casa, o primeiro passo é procurar um profissional capacitado para avaliar se a estrutura está apta para receber a cobertura ecológica.  A instalação pode ser feita sobre laje ou telha cerâmica. Segundo a empresa Ecotelhado, o custo do metro quadrado instalado do telhado verde varia entre R$100 e R$ 160.
Fonte: BBEL