A nova sede da Buhrmann & Partners Consulting
Resultado de uma mini competição, o complexo de escritórios da Buhrmann & Partners Consulting Engineers é a manifestação de uma relação de trabalho de longa data entre as duas empresas , mais particularmente entre Sigi Teetz and Jaco Wasserfall, que começou há quase duas décadas e desde então se tornou uma parceria dinâmica. Contribuiu para o projeto o entusiasmo e a habilidade de uma construtora com vasta experiência e impecável reputação em construção em concreto off-shuter.
O novo prédio está localizado em uma propriedade de 1.500 m2, em uma área residencial dos subúrbios de Klein Windhoek, capital da Namíbia. Destinada ao desenvolvimento urbano de baixa densidade, a área está sendo gradualmente transformada, mas sem sacrificar a sua escala residencial.
Além de deixar fora de questão a demolição da casa existente, os clientes estipularam que o seu jardim deveria permanecer imaculado. Outras exigências foram o uso de concreto off-shuter e a introdução de um novo volume. Os três sócios tiveram que ser acomodados em escritórios separados, com vista para o jardim.
Simplicidade e clareza geométrica foram as aspirações do projeto. Uma longa viga de concreto, com impressionantes vãos livres, foi empregada como um centro da circulação, demarcando uma abordagem clara do edifício, tanto para visitantes e funcionários, assim como para separar as áreas de produção, administrativas e de serviços. Serve também como um elemento unificador dos vários componentes térreos e do estacionamento da equipe em uma única entidade arquitetônica.
Concebido como um recipiente de duplo volume, o espaçoso escritório tem um telhado de concreto em com janelas clerestory voltadas para o sul e norte para garantir luz natural suficiente. Escritórios individuais e os nichos de discussão estão ligados às fachadas envidraçadas do volume principal com enquadramento suficiente para fornecer vista para o jardim. Generosas projeções do telhado protegem as fachadas de vidro do espaço principal, enquanto persianas horizontais fornecem o sombreamento para o escritório. Coloridas paredes em curva proporcionam alívio visual, sugerindo movimento.
A abordagem minimalista e robusta persistiu na escolha e aplicação de materiais, detalhes e acabamentos. Visando minimizar a manutenção, elementos estruturais expostos são usados juntamente com adornos de concreto, aço, alumínio, madeira e vidro. O envolvimento do projeto também incluiu o mobiliário interno e sinalização.
Fonte: e/a Engenharia & Arquitetura
Comentários
Postar um comentário