Pular para o conteúdo principal

Na Namíbia, muita luz e ventilação naturais num projeto de Wasserfall

A nova sede da Buhrmann & Partners Consulting

Muita luz e ventilação naturais
(crédito: Divulgação)
Resultado de uma mini competição, o complexo de escritórios da Buhrmann & Partners Consulting Engineers  é a manifestação de uma relação de trabalho de longa data entre as duas empresas , mais particularmente entre Sigi Teetz and Jaco Wasserfall, que começou há quase duas décadas e desde então se tornou uma parceria dinâmica. Contribuiu para o projeto o entusiasmo e a habilidade de uma construtora com vasta experiência e impecável reputação em construção em concreto off-shuter.
O novo prédio está localizado em uma propriedade de 1.500 m2, em uma área residencial dos subúrbios de Klein Windhoek, capital da Namíbia. Destinada ao desenvolvimento urbano de baixa densidade, a área está sendo gradualmente transformada, mas sem sacrificar a sua escala residencial.
Além de deixar fora de questão a demolição da casa existente, os clientes estipularam que o seu jardim deveria permanecer imaculado. Outras exigências foram o uso de concreto off-shuter  e a introdução de um novo volume. Os três sócios tiveram que ser acomodados em escritórios separados, com vista para o jardim.
Simplicidade e clareza geométrica foram as aspirações do projeto. Uma longa viga de concreto, com impressionantes vãos livres, foi empregada como um centro da circulação, demarcando uma abordagem clara do edifício, tanto para visitantes e funcionários, assim como para separar as áreas de produção, administrativas e de serviços. Serve também como um elemento unificador dos vários componentes térreos e do estacionamento da equipe em uma única entidade arquitetônica.
Concebido como um recipiente de duplo volume, o espaçoso escritório tem um telhado de concreto em com janelas clerestory voltadas para o sul e norte para garantir luz natural suficiente. Escritórios individuais e os nichos de discussão estão ligados às fachadas envidraçadas do volume principal com enquadramento suficiente para fornecer vista para o jardim. Generosas projeções do telhado protegem as fachadas de vidro do espaço principal, enquanto persianas horizontais fornecem o sombreamento para o escritório. Coloridas paredes em curva proporcionam alívio visual, sugerindo movimento.
A abordagem minimalista e robusta persistiu na escolha e aplicação de materiais, detalhes e acabamentos. Visando minimizar a manutenção, elementos estruturais expostos são usados juntamente com adornos de concreto, aço, alumínio, madeira e vidro. O envolvimento do projeto também incluiu o mobiliário interno e sinalização.

Arquitetos: Wasserfall Munting ArchitectsArquiteto: Jaco WasserfallCliente: Buhrmann & Partners Consulting EngineersProjeto estrutural: Buhrmann & Partners Consulting EngineersMecânica / elétrica: GS Fainsinger & AssociatesConstrução: MAT ConstructionConclusão: 2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios