Tecnologia reduzirá emissões de gases de efeito estufa
O novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Duluth, Minnesota, já estava sendo construído com uma abordagem sustentável e visando a certificação LEED. Inicialmente orçado em 70 milhões dólares, as características sustentáveis do projeto poderão se aprofundar. É que a Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration) aportou mais US$ 3,8 milhões ao empreendimento.
O aporte veio através do de um programa voluntário de baixas emissões de aeroportos (Voluntary Airports Low Emissions Program) e é o primeiro atribuído a um aeroporto em Minnesota, o que permitirá que sistemas geotérmicos de aquecimento e refrigeração sejam instalados no novo terminal.
Além disso, serão instaladas unidades de pré-climatização dos aviões estacionados nos portões de embarque, poupando custos das companhias aéreas e reduzindo significativamente as emissões nocivas ao meio ambiente. Normalmente esta função é cumprida por unidades auxiliares de energia que consomem combustível de aviação ou óleo diesel. A economia para as companhias aéreas, nos próximos 20 anos, poderá chegar a US$ 1,8 milhões.
O sistema geotérmico, que utiliza a temperatura latente subterrânea do solo para aquecer um edifício no inverno e arrefecer no verão, vai exigir a perfuração de 80 poços a uma profundidade de 150 metros nas imediações do terminal.
A expectativa é que o sistema geotérmico traga uma economia de US$ 30.000 anuais em gastos com energia, em comparação aos sistemas tradicionais de resfriamento e aquecimento. A autoridade aeroportuária já havia estudado a possibilidade de usar um sistema geotérmico antes do início da construção, mas descartou-a devido ao longo tempo de retorno do investimento. O programa voluntário de baixas emissões viabilizou o sistema.
A verba de US$ 3,8 milhões cobrirá parte do custo total do sistema geotérmico, que é de US$ 5,2 milhões no total. Os restantes US $ 1,4 milhões serão cobertos por fundos do estado e da autoridade aeroportuária local. O novo terminal está previsto para ser concluído até o final de 2013.
Fonte: e/a Engenharia & Arquitetura
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