Pular para o conteúdo principal

Soluções para tornar sua casa sustentável


casa verde feliz
Shutterstock
Se você e sua família já adotam hábitos sustentáveis como reciclar o lixo, poupar água e energia e dar o destino correto aos equipamentos eletrônicos e óleo de cozinha, por que não implantar na residência soluções que podem diminuir ainda mais o impacto que a ela e seus moradores causam sobre o meio ambiente, como sistemas de captação de energia solar, da água da chuva e reuso da água que iria para o esgoto?
Muitas cidades têm criado incentivos fiscais para que seus moradores incluam nas construções estes itens de sustentabilidade. Em Niterói (RJ), por exemplo, todos os edifícios com mais de 500 m² são obrigados por lei a ter sistemas de aproveitamento da água dos chuveiros, banheiras, tanques, máquinas de lavar e lavatórios, conhecidas como águas cinzas.
Em Curitiba (PR), a prefeitura concede descontos no IPTU para quem mantiver áreas de bosque nativo e certos tipos de árvores no terreno. Veja na TV BBel como a prefeitura de Guarulhos (SP) mudou a lei do IPTU para favorecer construções sustentáveis.
TV BBel: Soluções ecológicas ajudam o meio ambiente
Nós conversamos com especialistas e reunimos abaixo algumas informações que esclarecem como esses sistemas funcionam, quanto custam e como podem ser implantados.
Telhado verde
Telhado verde significa a implantação de uma cobertura vegetal, com grama e flores, por exemplo, sobre a laje tradicional de residências e prédios. Segundo a especialista em bioarquitetura Juliana Boer, da Cria Arquitetura, a vegetação contribui para o isolamento termoacústico das construções e para equilibrar a umidade relativa do ar no entorno da residência, além de melhorar a absorção da água da chuva.
Se você pretende implantar um telhado deste tipo em sua casa, o primeiro passo é procurar um profissional capacitado para avaliar se a estrutura está apta para receber a cobertura ecológica.  A instalação pode ser feita sobre laje ou telha cerâmica. Segundo a empresa Ecotelhado, o custo do metro quadrado instalado do telhado verde varia entre R$100 e R$ 160.
Fonte: BBEL

Comentários

  1. Parabéns ,aos seu trabalho também. Vou ler seu blog com calma.
    Como é bom compartilhar e participar com colegas da área .
    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rodrigo. Espero que goste do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo

Este pequeno apartamento consegue ter oito cômodos em 40 metros quadrados

Viver em Nova York não é só aventura e dinamismo. A não ser que você seja rico do jeito que nenhuma pessoa real é, provavelmente vai ter que se contentar em viver em um lugar apertado e confuso. Este o projeto de Graham Hill, empreendedor e fundador do treehugger.com , tenta criar o apartamento ideal de Nova York – um com pouco espaço, mas que oferece beleza e funcionalidade apesar do tamanho. O apartamento de Hill está constantemente evoluindo em espaço. Ele sempre está pesquisando e procurando jeitos de transformar o cubo que vive para surprir suas necessidades. E o que ele tem agora parece completamente habitável. Mesmo uma pessoa como eu consegue enxergar a beleza na sua simplicidade. Quando você entra, você encontra o que parece, em um primeiro momento, um pequeno estúdio. Mas o cubo tem ao todo 8 espaços funcionais. A sala de estar e o escritório viram o quarto com uma ajuda da estante. Abra um dos closets e você vai encontrar dez cadeiras empilháveis que podem ser c...