Design moderno, simplicidade e sustentabilidade num projeto surpreendente
A Villa 4.0 é uma casa onde qualquer pessoa gostaria de viver. A começar pela sua localização, numa região da Holanda cercada por deslumbrante paisagem natural. Sua construção foi no ano de 1967, tendo sofrido a primeira intervenção em 1972.
Agora, ela acaba de sofrer mais uma reestruturação, sendo totalmente redesenhada pelo estúdio Dick van Gameren Architecten, de Amsterdam. O resultado final nesta luxuosa casa holandesa expressa uma espécie de charme resultante da cirurgia radical realizada. Além do design moderno, elegância e simplicidade, a residência ganhou elementos de sustentabilidade, através da reciclagem de materiais e o uso de técnicas para atingir o consumo de energia mais baixo possível.
O envelope foi todo muito bem isolado e as velhas janelas de madeira substituídas por novas molduras de alumínio e vidro com isolamento para alcançar a eficiência energética. Foram instalados painéis solares para produzir água quente e o aquecimento, incorporado ao piso, é fornecido por uma estufa a lenha conectada ao sistema
Foi dada grande importância à ventilação e iluminação naturais, através de grandes janelas e clarabóias muito bem posicionadas. Um resfriamento adicional será fornecido por um sistema geotérmico que bombeará a água de um córrego próximo até um sistema tubular no teto.
O piso interior foi feito de bambu, um material ambientalmente amigável por ter um crescimento e renovação muito rápido. Atenção especial foi dada ao projeto do exterior, que mantém um diálogo contínuo com os espaços fechados.
Fonte: e/a Engenharia e Arquitetura
Comentários
Postar um comentário