Pular para o conteúdo principal

Exposições no MAM destacam a arquitetura sustentável no Brasil e em 13 países

Aconteceu em abril deste ano a exposição que destacou a Arquitetura Sustentável no Mundo. Vale a pena dar uma olhada.

  • Pátio interno da Villa Lena projetada por Olavi Koponen, Finlândia. Projeto está exposto no MAM
    Pátio interno da Villa Lena projetada por Olavi Koponen, Finlândia. Projeto está exposto no MAM
Abertas na última semana de abril deste ano, duas exposições no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) trataram de um tema comum: A arquitetura sustentável. A mais expressiva, “Morada Ecológica”, aborda algumas da principais inovações da arquitetura contemporânea mundial sob a influência da sustentabilidade ao construir ou urbanizar.
Foram mostrados 50 projetos pioneiros de arquitetos de 14 países, com destaque para os franceses. A mostra ocupou o principal espaço do museu e foi uma parceria do MAM com a Cité de l´Architecture et du Patrimoine.

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NO MAM, EM SP

Foto 5 de 11 - Parque residencial Sandgrubenweg, na Áustria, foi projetado por Wolfgang Ritsch. A obra faz parte da mostra "Morada Ecológica" que tem curadoria da arquiteta e jornalistra francesa Dominique Gauzin-Müller e está em cartaz no MAM, em São Paulo Bruno Klomfar/Divulgação
Com curadoria de Dominique Gauzin-Muller, arquiteta e jornalista francesa, autora do livro “Arquitetura Ecológica” recém-lançado no Brasil, a exposição “Morada Ecológica” foi dividida em quatro módulos temáticos que trataram basicamente dos precursores do pensamento arquitetônico ecológico e do atual panorama baseado em um conceito holístico da arquitetura sustentável.
Alguns nomes de peso foram apresentados em vídeos, fotos, textos e plantas como o norte-americano Frank Loyd Wright, o chileno Alejandro Aravena e a dupla francesa Dominique Jakob e Brendan MacFarlane.
Pioneirismo brasileiro
Na paralela “Razão e Ambiente”, as referências foram Lina Bo Bardi, Sérgio Bernardes e Lúcio Costa. A exposição esteve em cartaz na sala Paulo Figueiredo dialogando com “Morada Ecológica” e tratando do pioneirismo da arquitetura modernista brasileira na utilização das soluções ecológicas para as construções.
Foram 21 obras arquitetônicas apresentadas através de projeções, fotos e desenhos originais. Além desses meios, ganhou destaque a remontagem da instalação “Riposatevi” de Lúcio Costa. A estrutura convida os espectadores a ver a mostra por outro ângulo e subverte a maneira tradicional de exibir arquitetura substituindo plantas em papel e maquetes por projeções, vídeos e reflexões dos arquitetos.
Da exposição ainda fizeram parte projetos contemporâneos e elementos interativos apresentando informações sobre os conteúdos apresentados na sala. A curadoria foi de Lauro Cavalcanti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios