Pular para o conteúdo principal

Seu novo endereço: uma casa flutuante no meio do mar

Mais idéias flutuantes, assim para se mudar basta levar sua casa para outro lugar.

 
(Fonte da imagem: Floating Structures)
Sala, dois quartos, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem para duas lanchas e um jet-ski. Pode até parecer absurda, mas a descrição acima é completamente verídica e cada vez mais comum. Morar em alto-mar não é uma ideia nova, mas está cada vez mais fácil e confortável manter uma residência fixa sobre as águas.
O conceito é muito mais comum em outros países do que no Brasil, contudo as casas flutuantes já existem em território nacional. Alguns hotéis na Amazônia, por exemplo, oferecem suítes para os seus hóspedes cujo endereço está em constante movimento.

Uma ideia de futuro?

 
(Fonte da imagem: Float Home Sales)
Austrália, Canadá, China, Alemanha, Índia, Holanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. Essas são algumas das localidades em que o conceito de morar em cima da água já vem sendo adotado. A procura cresce à medida que melhores condições de habitação são oferecidas para os consumidores.
Algumas construções chegam a ser tão luxuosas quanto às residências convencionais, com luz elétrica, água encanada, acesso à internet e TV por assinatura. Porém, morar em uma casa como essa não significa liberdade total ou independência de impostos territoriais. Uma legislação específica regula a moradia em alto-mar e sempre é necessário que haja um vínculo com uma cidade, na qual serão recolhidos os impostos e pagas as taxas dos serviços essenciais.
A proposta de morar sobre a água já é antiga e os primeiros relatos datam da década de 40. Entretanto, até bem pouco tempo não era possível oferecer uma infraestrutura de qualidade, a ponto de fazer as pessoas se questionarem se valia a pena ou não ter como endereço um lugar cercado de água por todos os lados.

Condomínios marítimos

As casas flutuantes funcionam como uma espécie de barco, podendo ser ou não motorizadas. As residências são construídas sobre uma estrutura de aço tubular, similar à utilizada nas balsas, o que garante que a habitação se mantenha estável e firme, mesmo com maré alta ou baixa.
As casas flutuantes de Seattle formam um dos condomínios mais conhecidos do gênero. O projeto chama a atenção pela integração das casas com o ambiente e a vista para a cidade que as residências proporcionam. Embora pareça radical, a ideia das casas sobre a água é considerada pelos engenheiros muito mais inteligente do que as construções à beira-mar.
“A única diferença entre as casas construídas sobre a água e as demais é o tipo de fundação utilizada”, destaca David Beard, diretor executivo da empresa britânica Floating Concepts. Somente no Reino Unido, a British Waterways, entidade pública que gere a navegação no país, afirma que cerca de 15 mil pessoas possuem uma residência nesse estilo.
Em termos de custos, uma residência flutuante ainda tem um valor de mercado um pouco acima das convencionais, não por fatores de construção, mas pelo simples fato de a demanda ser menor. Uma casa com um quarto, sala, cozinha e banheiro pode ser encontrada nos EUA por aproximadamente US$ 110 mil.

Uma solução viável?

Mas até que ponto as casas flutuantes podem se tornar uma alternativa interessante e viável para o público brasileiro ou mesmo para os moradores de países que contam com uma área costeira favorável? Dois fatores beneficiam o desenvolvimento deste formato de construção.
O primeiro deles, e mais evidente, é a constante falta de lugares para construção nas grandes cidades. Encontrar terrenos ou áreas habitacionais com infraestrutura completa é cada vez mais difícil e, por conta disso, utilizar a superfície marítima como moradia pode se mostrar uma alternativa viável em longo prazo.
Já o segundo item diz respeito às constantes enchentes que acontecem em algumas cidades. Como as casas flutuantes contam com um sistema nivelador, capaz de manter a construção estável mesmo com maré alta ou baixa, é possível ficar imune a essa adversidade.
Outro ponto curioso é a possibilidade de escolher quem será o seu vizinho uma vez que, assim como acontece com os moradores de trailers, caso você não esteja satisfeito no lugar em que está ancorado, basta procurar outra localidade e fazer dela seu mais novo porto seguro.
A galeria abaixo mostra algumas residências flutuantes espalhadas pelo mundo. Repare que, na maioria delas, é quase impossível identificar que se trata de uma casa flutuante, a menos que você visualize uma foto externa. E aí, você toparia morar sobre as águas?

Fonte: Tecmundo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios