Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

7 de dez de 2011

Uma casa fabricada com antigos containers

Resistentes e bem isolados, são excelente alternativa na construção

O resultado é uma casa robusta, arejada e bem iluminada
(crédito: Leger Wanaselja Arquitetura)
O container é o meio de transporte padrão para movimentar mercadorias de um lugar para outro. Construído dentro de rígidas especificações para suportar cargas enormes e, com unidades de refrigeração, para manter as temperaturas internas suficientemente baixas, esses componentes do transporte marítimo podem se constituir em excelentes blocos para serem usados por arquitetos na construção. Mesmo depois de muitas viagens ao redor do globo, eles ainda podem facilmente atender ou exceder as exigências dos códigos de construção. Como importador líquido, os portos dos EUA estão cheios de containers.
Esta casa de três quartos, de concepção arejada e compacta, nos seus 400 metros quadrados incorpora três containers isolados. Dois deles, de 12 metros, foram empilhados em um dos lados e um terceiro foi cortado ao meio e as metades empilhadas do outro, criando paredes de proteção para uma sala de estar de pé direito duplo no meio. Os quartos nos contêineres superiores ganharam bay windows. A escada e uma ponte de ligação conecta, através do átrio, os dois recipientes superiores ao espaço inferior.
A operação de empilhamento dos containers
(crédito: Leger Wanaselja Arquitetura)
Reutilizar containers refrigerados é um recurso extremamente eficiente. Os containers funcionam como uma esquadria estrutural isolada à prova de intempéries. Para acrescentar o piso e o teto é necessário um isolamento mínimo. Os enquadramentos só são necessários onde são acrescentadas janelas e divisórias internas. A impermeabilização são requeridas apenas onde existem portas e janelas. Afora os containers, que compõem a maior parte do edifício, os materiais verdes utilizados na construção incluiram:

    celulose injetada para o isolamento do telhado,
    fundações com 50% de cinzas no concreto,
    tinta certificada de baixo VOC no interior,
    acabamento à base de água no madeiramento, e
    carpetes 100% lã  e revestimento de bambu.

A casa também foi projetada para minimizar o uso de energia através de um projeto solar passivo. Beirais minimizam o ganho solar no verão, ao mesmo tempo que permitem o aquecimento solar no inverno. Janelas bem posicionadas proporcionam excelente iluminação e ventilação naturais. Recursos adicionais de economia de energia e de água, tais como tubulações protegidas, coleta de águas pluviais no telhado, iluminação de alta eficiência e solatubes, reduziram ainda mais os impactos ambientais.

Visite o site para assistir os vídeos e acessar uma galeria de fotos da construção.
Fonte: Portal EA