Pular para o conteúdo principal

USP desenvolve asfalto poroso

A Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveu um asfalto que permite a penetração da água e, dessa forma, contribui contra enchentes.
Bem, na verdade, são dois tipos: Um de placas de concreto e outro de asfalto comum misturado a aditivos. Mas os dois funcionam de forma semelhante: A água passa pela camada de asfalto e vai para o solo, fazendo aquele velho processo do ciclo d’água que aprendemos na escola.
O estacionamento da USP já está utilizando essa mistura e o resultado foi positivo: 100% da água da chuva foi absorvida pela solo. Viva!
O professor e coordenador da pesquisa, José Rodolfo Scarati Martins, explica que “A impermeabilidade do asfalto comum é uma das grandes vilãs do meio ambiente urbano, pois não permite que a água seja absorvida pela terra e ajuda a causar as enchentes. Os pavimentos que desenvolvemos são diferentes, pois são capazes de devolver parte da permeabilidade ao solo e consegue absorver a água com muita rapidez”.
A prefeitura de São Paulo já apoia o projeto, mas aguarda testes de desgaste do asfalto e de quantidade de água retida.
Claro que esse asfalto não vai ser a solução dos problemas das enchentes (principalmente enquanto a galera continuar jogando lixo em ruas, córregos e rios) mas ele já vai dar uma grande ajuda.
Na Colômbia já existe um tipo de Ecocreto já postado anteriormente nesse blog, que é muito interessante. QUe bom que as pesquisas estão evoluindo em nosso país.
Fonte: Eco4planet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável