Pular para o conteúdo principal

A HORTA QUE DÁ CERTO!!!

Pesquisando na net encontrei essa matéria que achei muito interessante e resolvi pedir permissão para divulgar em meu blog. Aqui está, e boa leitura! Aproveitem!
Por Claudia Canales   

Tenho visto muitos exemplos de lindas hortas em revistas e exposições. Temperinhos viçosos, em vasinhos delicados ou cachepots charmosos. Normalmente as fotos são lindas, muito be produzidas, e muita gente vem com as páginas da revista querendo copiar... Mas nem sempre é possível! Aliás, existem verdadeiros absurdos neste tema, onde um pouco de conhecimento evitaria frustrações.
Pensando no lado energético, a horta tem vários temperos para a vida. Uma horta com verduras e plantas medicinais é poderosíssima quando se quer mudar a vibração de um ambiente. Por que? Porque são plantas abençoadas, e que tem muitas propriedades medicinais também. Além disto, os temperos dão gosto e alegram a vida. Quem não sentiu o cheiro inconfundível do manjericão ?
Estas plantas tem contato com uma vibração sutil, que não enxergamos mas podemos sentir facilmente.
Outra vantagem é que nossa comida está cada vez mais contaminada. São agrotóxicos e pesticidas demais, pois se pensa mais na quantidade do que na qualidade. Em uma horta caseira, você tem o controle de como está a saúde daquela plantinha, o que facilita para quem opta por comer tudo mais crú e saudável.
Pensando no lado “técnico” uma horta precisa de pelo menos 4 horas de sol diariamente, um solo balanceado, regas periódicas e alguma dedicação. Da forma como aparecem nas revistas, pode-se pensar que é só plantar e colher. Já vi hortas em copinhos, garrafas pet, canos de pvc, etc. Nada contra estes métodos mas é preciso saber que estas plantas requerem mais cuidados, principalmente de regas.
Então vamos formar uma listinha do que não pode faltar?
Dependendo do tamanho do local e do tempo disponível, teremos mais ou menos espécies.
Para uma horta de temperos, que hoje é a mais procurada, as dicas começam pela localização.
Local ensolarado, ou com sol da manhã já facilita muito. Perto da cozinha ou do espaço gourmet fica muito bom. Fiz um projeto de uma mesa com uma horta acoplada que ficou bastante funcional.
Onde plantar? Se o espaço for pequeno e precisar usar vasos ou floreiras, lembre-se que quanto mais quantidade de terra melhor. As plantas podem emitir mais raízes e receber mais nutrientes. Se o espaço for um pouco maior, gosto muito das floreiras altas, com 60 cm de altura. Assim, podemos trabalhar de uma maneira mais confortável. Note na foto abaixo, que temos muito espaço para o desenvolvimento das raízes.
figura2
Então, como variedade de plantas, o que não pode faltar?
· Cebolinha
· Manjericão
· Salsinha
· Orégano
· Hortelã
Fáceis de cultivar, são a alegria de qualquer horticultor principiante !!
Se já for experiente, adicione orégano, tomilho, manjerona e alecrim.
Nas verduras, o alface pode ser cultivado o ano inteiro, tanto quanto a escarola, agrião, espinafre.
Boa sorte !!
image
Horta na mesa
Fonte: Vitrineadc


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios