O número de pessoas que não possuem acesso à água potável aumenta cada vez mais, sobretudo nas regiões pobres do planeta. Já pensou se esse problema pudesse ser resolvido a partir do simples ato de apertar o botão de uma máquina? Essa é a proposta do H2O Pure, um aparelho que cria água boa para o consumo utilizando a umidade do ar como matéria-prima.
A máquina, cujo design se assemelha ao de um filtro de água, produz o recurso mais precioso do planeta a partir da compressão e condensação do ar. Durante o processo, o software do equipamento regula sua temperatura interna, para que aconteça o “ponto de orvalho” – isto é, para que a máquina atinja as condições necessárias para transformar o vapor em pequenas gotas de água. Em seguida, o recurso passa por três processos de filtragem e, segundo os fabricantes da H2O Pure, está pronto para consumo, livre de impurezas e agentes químicos.
A tecnologia, que foi inventada por brasileiros que trabalham em uma empresa mineira chamada HNF, é capaz de fabricar até 40 litros de água todos os dias. Tudo depende do nível de umidade do ambiente onde a H2O Pure está localizada: quanto mais úmido, mais água será produzida.
A máquina já está sendo importada para os mais diversos estabelecimentos brasileiros – entre eles, escolas, empresas, hospitais e clubes – e, também, para outros países, como Argentina e Angola. Por enquanto, o defeito apontando pelos consumidores é o preço, já que cada H2O Pure custa cerca de R$ 6,5 mil, mas os fabricantes garantem que, com o aumento da demanda, o preço do produto cairá.
Fonte: Planeta Sustentavel
Comentários
Postar um comentário