A Arena PGE em Gdansk, uma das principais sedes da Eurocopa 2012, virou um cartão de visitas para a Polônia e, também, para os arquitetos do RKW. O estádio, inaugurado no verão de 2011, orienta-se para duas cenas típicas da região. Por um lado a sua forma e cor emulam o âmbar típico do lugar. A arquitetura parece projetar-se em forma arredondada a partir da água, da areia e do vento.
A cobertura de policarbonato empresta leveza, transparência e luminosidade âmbar à fachada. Para isso, a concha brilhante exterior é composta por uma série de seis variedades de módulos coloridos de diferentes formatos que, combinados, criam um gradiente homogêneo de cor. Isto dá à instalação esportiva com seus mais de 43.000 assentos a sua identidade histórica.
O segundo aspecto à qual se orienta é a forte indústria da construção naval e seus estaleiros como locais importantes da modernidade cultural polonesa. Não se pode esquecer que aqui nasceu o Solidariedade, primero dos fortes movimentos operários que questionaram os regimes stalinistas do Leste Europeu. Por conseguinte, a estrutura de suporte de filigranas da arena remete-nos ao casco de um navio com as suas nervuras e pranchas. O resultado é uma arena multiuso que cumpre com os critérios da UEFA, não somente no que diz respeito à duração da Eurocopa 2012, proporcionando um cenário único junto ao Mar Báltico, mas que, graças aos seus muitos recursos e acessibilidade, se estabelecerá permanentemente como um local ideal para shows e outros grandes eventos.
Comentários
Postar um comentário