Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

27 de jun de 2012

Foster and Partners cria nova identidade para banco do Marrocos

Projeto do escritório londrino usa elementos da cultura islâmica

Enquanto a envoltória do edifício relaciona-se com o vernáculo regional, o interior é contemporâneo
(crédito: Cortesia Foster and Partners)
O Banque Marocaine du Commerce Exterieur (BMCE) é um dos principais bancos do Marrocos. Incentivado pelo desejo de traduzir sua larga experiência aos clientes, o banco encomendou uma série de agências emblemáticas. Seu design segue uma abordagem modular e temática, com variações de escala e paisagismo, em resposta aos diferentes locais. Enquanto as agências em Casablanca e Rabat refletem seus sites compactos nos centros financeiro e cívico na costa do Marrocos, a agência de Fez tem detalhes sutis que expressam a herança artesanal da cidade.
Cada edifício é introduzido através de uma colunata e encimado por uma cúpula. O intradorso da abóbada é processado em tadelakt, uma técnica de gesso local, e o exterior é revestido em zellige - uma telha cerâmica tradicional. Estruturalmente as construções compreendem uma armação de concreto reforçado, com repetidos compartimentos sobre uma grade modular. As baias são envolvidas por painéis de vidro com telas profundas para proporcionar sombra e segurança. As telas são feitas de um aço inoxidável de baixo teor de ferro, e projetadas para permanecer frias ao toque, seguindo um desenho geométrico com base em padrões islâmicos.

A forma de cúpula desce para o hall criando um banco escultural curvilíneo
(crédito: Cortesia Foster and Partners)
A combinação de telas e pilares de pedra das fachadas dá a aparência de solidez, de acordo com as paredes esculpidas, frequentemente decorativas, num estilo refinado predominante no Marrocos árabe. Enquanto a envoltória do edifício relaciona-se com o vernáculo regional, o interior é contemporâneo. A forma de cúpula desce para o hall criando um banco escultural curvilíneo - uma característica distintiva de cada agência - que varia de largura conforme o tamanho do edifício.

Um arranjo simples e funcional divide, por igual, a pegada retangular entre o hall e as áreas de apoio. A grade modular emoldura os espelhos d´água, em torno do exterior do edifício, invertendo a forma do riad marroquino, com o seu pátio central. As agências são projetadas para serem eficientes em termos energéticos, combinando a tecnologia moderna com séculos de métodos de controle de temperatura passiva. Um exemplo é a utilização de arrefecimento geotérmico , em que o ar fresco é arrastado para um tubo que circunda a estrutura abaixo do solo e arrefecido naturalmente antes de ser liberado para o sistema de ventilação do edifício.

Cliente: BMCE Bank (Banque Marocaine de Commerce Exterieur), Najib Benabdallah, Younes Benchaaboun
Arquitetos: Foster and Partners
Co-arquitetos: Amine Mekouar, Empreinte d'Architecte
Fonte: Portal EA