Pular para o conteúdo principal

Bulgária ganha complexo sustentável com paredes de escalada


A cidade de Sófia, capital da Bulgária, está prestes a ganhar um centro multiuso que unirá esporte, bem-estar e sustentabilidade. Projetado para ser a sede da Walltopia, empresa búlgara que produz artigos para escalada, o local, batizado de Collider Activity Center, vai aproveitar ao máximo a luz do sol para reduzir os gastos de energia, por meio de sua arrojada estrutura, que também abrigará estufas em seu interior, diminuindo as emissões de carbono, ao mesmo tempo em que produz alimentos.

Os responsáveis pelo projeto são os arquitetos do escritório MARS, envolvidos em diversas criações sustentáveis. Ao desenhar o centro de convivência, a equipe levou em conta o conceito do pós-modernismo, construindo um edifício “dobrado”, com paredes externas irregulares que podem ser escaladas – e que, juntamente com as amplas janelas, permitem que a luz do sol seja aproveitada da forma mais eficiente possível nos ambientes internos.


Segundo informou o InHabitat, a estrutura inclinada consegue minimizar o calor na parte de dentro, reduzindo a utilização do ar condicionado, e evitar a ocorrência de sombra do lado de fora, diminuindo, também, a intensidade de iluminação nas imediações do edifício.

Além das estufas instaladas num pátio do Collider Activity Center, o projeto do prédio “escalável” agrega também escritórios e um restaurante. Do lado de fora, também está incluído um spa, piscinas e um centro esportivo, que abrigará quadras e uma academia. Fora isso, os visitantes poderão usufruir de áreas de lazer situadas dentro e fora do complexo.


Na cobertura do edifício (onde acabam as paredes externas de escalada), os visitantes poderão curtir a vista do monte Vitosha, um dos pontos turísticos mais procurados pelos aventureiros que passam pela Bulgária. A parte superior do centro multiuso também vai abrigar um bar, que terá como paisagem a visão do monte gelado.

Para a construção de sua nova sede, a Walltopia realizou um concurso com arquitetos de vários países, que apostaram na criatividade e enviaram seus projetos à empresa. O Collider Activity Center, da MARS Architects, foi o primeiro colocado na disputa.

Fonte: CicloVivo     Por Gabriel Felix

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios