A cidade de Sófia, capital da Bulgária, está prestes a ganhar um centro multiuso que unirá esporte, bem-estar e sustentabilidade. Projetado para ser a sede da Walltopia, empresa búlgara que produz artigos para escalada, o local, batizado de Collider Activity Center, vai aproveitar ao máximo a luz do sol para reduzir os gastos de energia, por meio de sua arrojada estrutura, que também abrigará estufas em seu interior, diminuindo as emissões de carbono, ao mesmo tempo em que produz alimentos.
Os responsáveis pelo projeto são os arquitetos do escritório MARS, envolvidos em diversas criações sustentáveis. Ao desenhar o centro de convivência, a equipe levou em conta o conceito do pós-modernismo, construindo um edifício “dobrado”, com paredes externas irregulares que podem ser escaladas – e que, juntamente com as amplas janelas, permitem que a luz do sol seja aproveitada da forma mais eficiente possível nos ambientes internos.
Segundo informou o InHabitat, a estrutura inclinada consegue minimizar o calor na parte de dentro, reduzindo a utilização do ar condicionado, e evitar a ocorrência de sombra do lado de fora, diminuindo, também, a intensidade de iluminação nas imediações do edifício.
Além das estufas instaladas num pátio do Collider Activity Center, o projeto do prédio “escalável” agrega também escritórios e um restaurante. Do lado de fora, também está incluído um spa, piscinas e um centro esportivo, que abrigará quadras e uma academia. Fora isso, os visitantes poderão usufruir de áreas de lazer situadas dentro e fora do complexo.
Na cobertura do edifício (onde acabam as paredes externas de escalada), os visitantes poderão curtir a vista do monte Vitosha, um dos pontos turísticos mais procurados pelos aventureiros que passam pela Bulgária. A parte superior do centro multiuso também vai abrigar um bar, que terá como paisagem a visão do monte gelado.
Para a construção de sua nova sede, a Walltopia realizou um concurso com arquitetos de vários países, que apostaram na criatividade e enviaram seus projetos à empresa. O Collider Activity Center, da MARS Architects, foi o primeiro colocado na disputa.
Fonte: CicloVivo Por Gabriel Felix
Comentários
Postar um comentário