Pular para o conteúdo principal

Basic Housing - Fernanso Brandão Arquitetura & Design




Imagens: Fernando Brandão Arquitetura+Design

Membro da Beijing De Tao Masters Academy, entidade chinesa ligada às duas maiores universidades da China (Peking University e Shanghai Fudan University), o arquiteto Fernando Brandão, do Fernando Brandão Arquitetura+Design, foi convidado para participar de uma concorrência fechada e remunerada - entre 10 escritórios convidados pela entidade (só 8 aceitaram) - para construir o conjunto de habitação “Basic Affordable Housing” em Pequim, na China.

O plano piloto aprovado pelo Governo Municipal de Pequim juntamente com a Universidade Shahe para o “Basic Housing” previa a ocupação de uma área de 48 mil metros quadrados, com um total de 110 mil metros quadrados contruídos, e, apartamentos com 30, 40 e 65 metros quadrados. As características fundamentais a serem adotadas pelo conjunto seriam: economia de energia, proteção ambiental, cobertura com vegetação, diminuição do custo da construção e confortabilidade. Tudo isso para otimizar o fator mais importante para Pequim: aumentar a “taxa de felicidade”dos moradores do “Basic Housing”.

O principal objetivo da proposta apresentada por Brandão foi recriar e reestabelecer a relação dos moradores do novo conjunto habitacional – camponeses, em sua maioria - com o campo, por isso a criação da fazenda na área superior dos edifícios, onde eles vão poder trabalhar e produzir seu próprio alimento bem ao lado de suas residências. A área ainda vai permitir que a ventilação e insolação naturais cheguem ao interior do conjunto.

A desculpa para um partido arquitetônico inspirado em dragões, como explica Fernando Brandão, é que na China as pessoas são muito mais supersticiosas, e, é claro, a relação simbólica com os dragões, especialmente, é muito forte.

Confira os detalhes do projeto acima!

Em tempo: o escritório Fernando Brandão Arquitetura+Design e os demais concorrentes estrangeiros não atingiram as expectativas dos clientes chineses, entretanto, Fernando foi indicado pela DeTaoMaster para ser o consultor internacional do projeto, que foi vencido pela China Architecture Design and Research Group’s Plan (maior escritório chinês e parceiro local do Herzog & de Meuron no projeto do Estádio Olímpico "Ninho" de Pequim). Fernando Brandão ainda adiantou que várias dessas pequenas concorrências estão previstas para breve!

Vale lembrar que, também à convite da Beijing De Tao Masters Academy, Fernando Brandão vai construir um escritório de arquitetura em Shangai a partir de outubro de 2011 - que já conta com uma coordenadora na cidade - e, a partir deste semestre, vai ministrar aulas na cidade.
Fonte: Arqbacana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt