Pular para o conteúdo principal

Basic Housing - Fernanso Brandão Arquitetura & Design




Imagens: Fernando Brandão Arquitetura+Design

Membro da Beijing De Tao Masters Academy, entidade chinesa ligada às duas maiores universidades da China (Peking University e Shanghai Fudan University), o arquiteto Fernando Brandão, do Fernando Brandão Arquitetura+Design, foi convidado para participar de uma concorrência fechada e remunerada - entre 10 escritórios convidados pela entidade (só 8 aceitaram) - para construir o conjunto de habitação “Basic Affordable Housing” em Pequim, na China.

O plano piloto aprovado pelo Governo Municipal de Pequim juntamente com a Universidade Shahe para o “Basic Housing” previa a ocupação de uma área de 48 mil metros quadrados, com um total de 110 mil metros quadrados contruídos, e, apartamentos com 30, 40 e 65 metros quadrados. As características fundamentais a serem adotadas pelo conjunto seriam: economia de energia, proteção ambiental, cobertura com vegetação, diminuição do custo da construção e confortabilidade. Tudo isso para otimizar o fator mais importante para Pequim: aumentar a “taxa de felicidade”dos moradores do “Basic Housing”.

O principal objetivo da proposta apresentada por Brandão foi recriar e reestabelecer a relação dos moradores do novo conjunto habitacional – camponeses, em sua maioria - com o campo, por isso a criação da fazenda na área superior dos edifícios, onde eles vão poder trabalhar e produzir seu próprio alimento bem ao lado de suas residências. A área ainda vai permitir que a ventilação e insolação naturais cheguem ao interior do conjunto.

A desculpa para um partido arquitetônico inspirado em dragões, como explica Fernando Brandão, é que na China as pessoas são muito mais supersticiosas, e, é claro, a relação simbólica com os dragões, especialmente, é muito forte.

Confira os detalhes do projeto acima!

Em tempo: o escritório Fernando Brandão Arquitetura+Design e os demais concorrentes estrangeiros não atingiram as expectativas dos clientes chineses, entretanto, Fernando foi indicado pela DeTaoMaster para ser o consultor internacional do projeto, que foi vencido pela China Architecture Design and Research Group’s Plan (maior escritório chinês e parceiro local do Herzog & de Meuron no projeto do Estádio Olímpico "Ninho" de Pequim). Fernando Brandão ainda adiantou que várias dessas pequenas concorrências estão previstas para breve!

Vale lembrar que, também à convite da Beijing De Tao Masters Academy, Fernando Brandão vai construir um escritório de arquitetura em Shangai a partir de outubro de 2011 - que já conta com uma coordenadora na cidade - e, a partir deste semestre, vai ministrar aulas na cidade.
Fonte: Arqbacana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios