Um projeto do Zaha Hadid Architects
O telhado em curva
(crédito: © Hufton + Corvo do Aquatics Centre London)
O conceito arquitetônico do Centro Aquático de Londres é inspirado na geometria da água em movimento, criando espaços e ambiente envolventes que refletem a paisagem ribeirinha próxima do Parque Olímpico. Um telhado ondulado parte do chão como uma onda, envolvendo as piscinas do Centro com um gesto unificado de fluidez, ao mesmo tempo que emoldura o volume das piscinas de natação e de mergulho.
O Centro Aquático tem um projeto flexível para acomodar tanto os 17.500 espectadores dos Jogos de Londres de 2012, quanto para utilização do legado após os jogos.
A piscina de mergulho(crédito: © Hufton + Corvo do Aquatics Centre London)
Contexto do local de implantação do Centro Aquático
O Centro Aquático está dentro do Plano Mestre do Parque Olímpico. Posicionado na margem sudeste do Parque, próximo a Stratford, o novo acesso de pedestres ao Parque Olímpico através da ponte leste-oeste (Stratford City Bridge), passará diretamente sobre o Centro como um portão principal para o Parque. Várias pontes menores de pedestres, sobre o canal, também farão a conexão com o Parque Olímpico.
O Centro Aquático é um dos principais espaços públicos dentro do Parque Olímpico e estratégico dentro de planejamento de Stratford City por fazer a ligação leste-oeste da Stratford City Bridge com a continuação do Parque Olímpico ao longo do canal.Este elemento do pódio contém uma variedade de diferentes e celulares elementos dentro de um único volume arquitetônico a ser completamente assimilado pela ponte. O pódio emerge a partir da ponte e espalha-se por todo o hall em direção ao nível inferior do canal.
O hall expressa-se acima do pódio por um grande telhado de arcos ao longo do mesmo eixo das piscinas. Sua forma é determinada pelas linhas de assentos dos 17.500 espectadores na modalidade olímpica. Uma dupla curvatura geométrica foi usada para gerar uma estrutura parabólica em arco que cria as características únicas do telhado. O telhado ondula para diferenciar os volumes das piscinas de competição e de mergulho. Projetado para além do fechamento do salão, o teto se estende para as áreas externas e para a entrada principal na ponte, que permanecerá como o acesso principal após os Jogos. Estruturalmente, o telhado está fundamentado em três posições principais, com a abertura entre o telhado e o pódio sendo usada para acomodar assentos adicionais nos Jogos Olímpicos; mais tarde este espaço receberá uma fachada de vidro.
Projeto: Zaha Hadid Architects
Fonte: Portal E/A
Comentários
Postar um comentário