KERS, a sigla para “Sistema de Recuperação de Energia Cinética”, famoso pelo seu recente uso na Fórmula 1, já começou a pintar em diversos carros elétricos, mas não é só em carros que ele ajuda a economizar energia. Nas bicicletas, onde você queima sua própria energia, isso vem bem a calhar.
Maxwell von Stein, estudante da Cooper Union (em Nova York, EUA), fez uma bela bugiganga sustentável em sua bike: Com um volante de motor (flywheel) reciclado de um Porsche ele desenvolveu um sistema de recuperação de energia da pedalada.
Conforme o ciclista pedala é possível carregar o volante e, quando for preciso utilizar uma força extra, é só colocar o “boost” que converte a velocidade do volante em torque para acelerar mais – ou para subir aquela ladeira num dia de sol.
Segundo o criador, o resultado é uma economia de 10% de energia vinda dos pedais durante uma volta com velocidade média entre 20 e 25 km/h. Graças ao projeto o jovem Maxwell já ganhou um prêmio de engenharia mecânica. Parabéns e que essa novidade chegue até as bikes comerciais.
Comentários
Postar um comentário