Design modernista dos anos 1950 e 1960 são referência
Com referências no design modernista do Eastern Long Island dos anos 1950 e 1960, a Amagansett House mescla simplicidade funcional com conservação de energia. Para atender aos objetivos dos clientes, uma família com dois filhos pequenos, o arquiteto criou uma casa térrea de três quartos, energeticamente eficiente, com abundância de luz e ar.
As janelas tipo clerestory operáveis fornecem luz e ar abundantes(crédito: Michael Moran)
Conceito do projeto e soluções
A construção de 580 metros quadrados, coberta por um telhado de tábuas de cedro amarelo do Alasca, em lâminas e sulcos, foi projetada para aproveitar a brisa de verão do oceano, através de grandes janelas operáveis no lado sul, enquanto as janelas tipo clerestory operáveis em ambos os lados, norte e sul, ajudam a puxar o ar para o interior da casa.
Janelas clerestory também percorrem ao longo dos lados leste e oeste da casa, permitindo que a luz avance transversalmente em todas as direções da casa. Os espaços interiores são abertos e organizados com armários embutidos revestidos em verniz faia.
Uma laje de concreto isolada, de 40 centímetros de espessura, cria um piso interior que resfria a casa no verão. Tubos radiantes inseridos no interior da laje aquecem a casa no inverno. Outros elementos de energia eficiente do projeto incluem uma orientação leste-oeste, isolamento de alto valor R, telhado em balanço, brises e ventiladores de teto em vez de ar-condicionado. O telhado em balanço e os brises trabalham em conjunto bloqueando o sol de verão, mas permitindo a entrada do sol de inverno.
Os decks exteriores de ipê, com 3 centímetros de espessura, fornecem áreas ao ar livre para reuniões, protegidas com guarda-corpo de aço inoxidável com corrimão também em ipê. O telhado invertido da casa cria uma percepção de leveza, como se a casa estivesse alçando vôo.
Arquitetura: Francois de Menil ArchitectLocal: Amagansett, NYData: 2010Área: 580 metros quadradosEngenharia estrutural: Liam O’Hanlon Engineering, PCPaisagismo: James C. Grimes Land DesignSistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos: Plus Group, PLLCIluminação: OneLux Studio, LLCConstrutores: Bulgin and AssociatesFotos: Michael MoranFrançois de Menil Arquitetos
Fonte: Portal E/A
Comentários
Postar um comentário