Imagens: P. Kokkinias
O escritório grego de arquitetura KLab Architecture projetou uma farmácia diferente para Atenas, na Grécia. A fachada redonda da Farmácia Placebo foi sobreposta a um edifício octogonal já existente. O espaço entre o edifício e a nova fachada foi ocupado por plantas. Mas, o mais interessante são os desenhos que perfuram os painéis da fachada: são escritos em Braile, em alusão as embalagens farmacêuticas, que contam com esta linguagem. A perfuração também tem outro propósito: permitir a entrada de luz natural no edifício.
Os dois níveis da farmácia são ligados por uma rampa que acompanha o movimento circular da planta do edifício. O piso térreo é ocupado pela área de compras da farmácia e um laboratório farmacêutico. No piso de cima estão os escritórios auxiliares.
Com 600m2, a farmácia está organizada em um padrão radial, com os caixas principais atuando como ponto focal. As prateleiras de medicamentos, as áreas de preparação e banheiros também estão dispostosneste padrão radial. Esse padrão permite um fluxo natural e a entrada luz no centro da edificação em todos os momentos do dia.
Arquiteto principal: Konstantinos Labrinopoulos
Fachada - execução artística: Xara Marantidou
Design equipamentos: Enrique Ramirez, Mark Chapman, Kostis Anagnostakis
www.dezeen.com
Via: Arqbacana
Comentários
Postar um comentário