Pular para o conteúdo principal

Projeto Casa ecológica - Ecoloft


Com o objetivo de divulgar práticas mais sustentáveis junto aos clientes e usuários do setor da construção, o escritório Cria Arquitetura desenvolveu o projeto para o  ECOloft na Mostra Campinas Decor 2009.
O espaço de aproximadamente 100m² é uma casa ecológica conceito que incorpora design inteligente, tecnologias verdes, técnicas construtivas e materiais que diminuem significativamente o impacto ambiental causado pelas construções tradicionais e melhora a qualidade de vida cotidiana.

Veja o vídeo sobre o Ecoloft


Diretrizes do Projeto

Uma construção de casa ecológica / sustentável deve levar em conta o processo no qual o projeto é concebido, quem vai usar os ambientes, quanto tempo será sua vida útil e se, depois desse tempo, ela poderá servir para outros propósitos ou não.
No caso do ECOloft, por se tratar de uma construção ecológica que faz parte de uma Mostra de arquitetura, algumas características específicas também tiveram que ser contempladas:
  • pouco tempo para execução;
  • vida útil de apenas dois meses (duração da exposição);
  • caráter didático do espaço (casa ecológica conceito).
Todos estes aspectos levaram a uma demanda por um sistema construtivo rápido, desmontável e que gerasse poucos resíduos. Além disso, a casa ecológica deve apresentar ao visitante um questionamento quanto aos paradigmas da vida contemporânea, hábitos de consumo e o impacto causado por suas escolhas no dia a dia. Afinal uma moradia é tão sustentável, quanto a pessoa que nela habita.

Conceito do projeto

O ECOloft foi concebido como um exemplo de casa ecológica contemporânea e contempla todas as funções de uma residência  convencional em um espaço extremamente compacto e versátil.
O projeto utiliza recursos arquitetônicos para reduzir a habitação à sua essência e conseguir a máxima eficiência nos espaços mínimos. Apresenta  soluções engenhosas que permitem que a casa, por diminuta que seja, ofereça um lugar para cada uma das funções básicas: descanso, alimentação, trabalho e higiene.  
Podemos definir o espaço como simples, aberto e ortogonal; características que facilitam o aproveitamento do espaço e reduzem custos. A ausência de divisões e a escolha de móveis e elementos que se transformam ou se movimentam com facilidade, garantem a criação de um ambiente versátil e aparentemente amplo; dois elementos chave ante a escassez de metros quadrados.

Programa e layout do projeto

Dado o caráter efêmero da mostra, o volume da edificação fácil de desmontar e montar novamente, se eleva sobre uma estrutura de madeira que permite a instalação em diferentes tipos de terrenos. Aqui acasa ecológica de 25m² parcialmente elevada sobre um terreno em declive, foi resolvida com um sistema estrutural modular de madeira de manejo sustentável. O espaço de aproximadamente 100m² está dividido em 3 partes:casa (25m²), deck (16m²) e pátio (59m²).
Outros sistemas construtivos sustentáveis, como a taipa de pilão e o tijolo de solo cimento foram incorporados ao projeto reforçando o  perfil didático do espaço, que também oferece soluções para redução do consumo de água, energia  e  tratamento de efluentes.
O programa, ainda que compacto atende as necessidades de até duas pessoas. Sala, cozinha e dormitório compartilham um único espaço, enquanto a única parede interna esconde o sanitário e a lavanderia. Esta é voltada para a área externa e quando fechada garante privacidade ao deck, extensão da casa, que abriga a área de refeição e de convívio.
O acesso ao deck externo é feito através de uma porta elevadiça , que graças a suas características se adapta a diferentes necessidades, hora porta, hora pérgola para sombreamento. Já o banco  constitui um recanto privilegiado graças a pequena horta adjacente, que conta com seu próprio canteiro executado em tijolo ecológico.

Planta Casa Ecológica - Ecoloft

Layout sala de descanso

Especificações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt