Com o objetivo de divulgar práticas mais sustentáveis junto aos clientes e usuários do setor da construção, o escritório Cria Arquitetura desenvolveu o projeto para o ECOloft na Mostra Campinas Decor 2009.
O espaço de aproximadamente 100m² é uma casa ecológica conceito que incorpora design inteligente, tecnologias verdes, técnicas construtivas e materiais que diminuem significativamente o impacto ambiental causado pelas construções tradicionais e melhora a qualidade de vida cotidiana.
Veja o vídeo sobre o Ecoloft
Diretrizes do Projeto
Uma construção de casa ecológica / sustentável deve levar em conta o processo no qual o projeto é concebido, quem vai usar os ambientes, quanto tempo será sua vida útil e se, depois desse tempo, ela poderá servir para outros propósitos ou não.
No caso do ECOloft, por se tratar de uma construção ecológica que faz parte de uma Mostra de arquitetura, algumas características específicas também tiveram que ser contempladas:
- pouco tempo para execução;
- vida útil de apenas dois meses (duração da exposição);
- caráter didático do espaço (casa ecológica conceito).
Todos estes aspectos levaram a uma demanda por um sistema construtivo rápido, desmontável e que gerasse poucos resíduos. Além disso, a casa ecológica deve apresentar ao visitante um questionamento quanto aos paradigmas da vida contemporânea, hábitos de consumo e o impacto causado por suas escolhas no dia a dia. Afinal uma moradia é tão sustentável, quanto a pessoa que nela habita.
Conceito do projeto
O ECOloft foi concebido como um exemplo de casa ecológica contemporânea e contempla todas as funções de uma residência convencional em um espaço extremamente compacto e versátil.
O projeto utiliza recursos arquitetônicos para reduzir a habitação à sua essência e conseguir a máxima eficiência nos espaços mínimos. Apresenta soluções engenhosas que permitem que a casa, por diminuta que seja, ofereça um lugar para cada uma das funções básicas: descanso, alimentação, trabalho e higiene.
Podemos definir o espaço como simples, aberto e ortogonal; características que facilitam o aproveitamento do espaço e reduzem custos. A ausência de divisões e a escolha de móveis e elementos que se transformam ou se movimentam com facilidade, garantem a criação de um ambiente versátil e aparentemente amplo; dois elementos chave ante a escassez de metros quadrados.
Programa e layout do projeto
Dado o caráter efêmero da mostra, o volume da edificação fácil de desmontar e montar novamente, se eleva sobre uma estrutura de madeira que permite a instalação em diferentes tipos de terrenos. Aqui acasa ecológica de 25m² parcialmente elevada sobre um terreno em declive, foi resolvida com um sistema estrutural modular de madeira de manejo sustentável. O espaço de aproximadamente 100m² está dividido em 3 partes:casa (25m²), deck (16m²) e pátio (59m²).
Outros sistemas construtivos sustentáveis, como a taipa de pilão e o tijolo de solo cimento foram incorporados ao projeto reforçando o perfil didático do espaço, que também oferece soluções para redução do consumo de água, energia e tratamento de efluentes.
O programa, ainda que compacto atende as necessidades de até duas pessoas. Sala, cozinha e dormitório compartilham um único espaço, enquanto a única parede interna esconde o sanitário e a lavanderia. Esta é voltada para a área externa e quando fechada garante privacidade ao deck, extensão da casa, que abriga a área de refeição e de convívio.
O acesso ao deck externo é feito através de uma porta elevadiça , que graças a suas características se adapta a diferentes necessidades, hora porta, hora pérgola para sombreamento. Já o banco constitui um recanto privilegiado graças a pequena horta adjacente, que conta com seu próprio canteiro executado em tijolo ecológico.
Planta Casa Ecológica - Ecoloft
Especificações
Todos os produtos especificados, além de causarem menor impacto ao meio ambiente proporcionam um espaço muito mais saudável e equilibrado, pois garantem:
- Redução do consumo de energia e melhoria do conforto termo-acústico;
- Redução do consumo de água;
- Melhoria da qualidade do ar interior;
- Uso consciente de madeiras;
- Redução e minimização de resíduos e produtos reciclados
- Incentivo ao consumo consciente e comércio solidário.
Fonte: CRIA
Comentários
Postar um comentário