Pular para o conteúdo principal

Iniciativa em Itapecerica da Serra

HABITAR BRASIL/BID - Projeto de Recuperação Ambiental e Remanejamento de Ocupações Irregulares da Cerro Largo - Jardim Branca Flor
A prefeitura de Itapecerica da Serra em parceria com o programa Habitar Brasil/Bid do governo federal viabilizou o assentamento de familías em área de proteção aos mananciais imprópria para uso habitacional por meio da combinação da oferta de soluções habitacionais seguras, saudáveis e socialmente acessíveis para remanejamento das mesmas com a recuperação ambiental desta área e com a participação da população beneficiária em todas as etapas do projeto.





O projeto realizado na maior favela da cidade, cujo processo de ocupação iniciou em 1958, beneficia as famílias da ocupação irregular Cerro Largo e do loteamento regular Branca Flor. No total foram beneficiadas 5.352 pessoas que viviam em condições precárias e hoje tem muito mais qualidade de vida.
Cada família beneficiada recebeu um lote, com uma casa embrião de 31,87 m2, uma cartilha de orientações para reformas e quatro opções de ampliação. A cartilha visou estabelecer um padrão entre as unidades habitacionais para manter as condições básicas de saúde e qualidade de moradia, além de preservar o ambiente entorno ao Rio Embu Mirim.   
Durante a execução foram adotadas algumas ações estratégicas a fim de instruir e capacitar os moradores na construção das casas e assim gerar emprego, qualificar os profissionais por meio do núcleo profissionalizante e apoiar a inserção ao mercado de trabalho. Após a conclusão do projeto para fazer qualquer intervenção os moradores foram orientados a procurar a prefeitura de Itapecerica da Serra que disponibiliza um arquiteto que presta assistência técnica. 
Com a ajuda da população que participou de todo processo, desde a pesquisa inicial a iniciativa mudou a realidade da região. Todas as moradias contam com água encanada e esgoto, energia elétrica, iluminação pública, pavimentação e drenagem, áreas de lazer, EMEI, unidade básica de saúde, centro de vivência, Espaço cultural, Núcleo profissionalizante, uma pista de skate e um belo parque.
Objetivos
 Eliminar/ mitigar o impacto negativo da ocupação sobre o meio ambiente e os mananciais, que não pode ser mantido.
 Eliminar o risco de enchentes a que estão submetidas às famílias.
 Resolver as Condições insalubres das moradias.
 Preservar os laços sociais, históricos e de vizinhança.
 Ser apropriada à condição social e de renda da população.
Ações Estratégicas
Viabilização de solução habitacional adequada;
Recuperação ambiental da área ocupada às margens do Rio Embu-Mirim;
Fortalecimento da cidadania e participação popular da população envolvida;
Mobilização e participação popular;
Educação sanitária e ambiental;
Geração de emprego e renda.

O Habitar- Brasil/BID
Criado pelo Governo Federal em parceira com o Banco Interamericano de Desenvolvimento financia Estado e municípios, com o objetivo de capacitar os administradores locais a resolverem os problemas habitacionais da população com renda de zero a três salários mínimos. Assegura recursos financeiros para implementar projetos integrados, que atendam todas as necessidades básicas dessas famílias, transformando lugares de favelas em bairros residenciais normais.

Fonte: Clubedareforma                                  
O Projeto: Cidades

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt