HABITAR BRASIL/BID - Projeto de Recuperação Ambiental e Remanejamento de Ocupações Irregulares da Cerro Largo - Jardim Branca Flor
A prefeitura de Itapecerica da Serra em parceria com o programa Habitar Brasil/Bid do governo federal viabilizou o assentamento de familías em área de proteção aos mananciais imprópria para uso habitacional por meio da combinação da oferta de soluções habitacionais seguras, saudáveis e socialmente acessíveis para remanejamento das mesmas com a recuperação ambiental desta área e com a participação da população beneficiária em todas as etapas do projeto.
O projeto realizado na maior favela da cidade, cujo processo de ocupação iniciou em 1958, beneficia as famílias da ocupação irregular Cerro Largo e do loteamento regular Branca Flor. No total foram beneficiadas 5.352 pessoas que viviam em condições precárias e hoje tem muito mais qualidade de vida.
Cada família beneficiada recebeu um lote, com uma casa embrião de 31,87 m2, uma cartilha de orientações para reformas e quatro opções de ampliação. A cartilha visou estabelecer um padrão entre as unidades habitacionais para manter as condições básicas de saúde e qualidade de moradia, além de preservar o ambiente entorno ao Rio Embu Mirim.
Durante a execução foram adotadas algumas ações estratégicas a fim de instruir e capacitar os moradores na construção das casas e assim gerar emprego, qualificar os profissionais por meio do núcleo profissionalizante e apoiar a inserção ao mercado de trabalho. Após a conclusão do projeto para fazer qualquer intervenção os moradores foram orientados a procurar a prefeitura de Itapecerica da Serra que disponibiliza um arquiteto que presta assistência técnica.
Com a ajuda da população que participou de todo processo, desde a pesquisa inicial a iniciativa mudou a realidade da região. Todas as moradias contam com água encanada e esgoto, energia elétrica, iluminação pública, pavimentação e drenagem, áreas de lazer, EMEI, unidade básica de saúde, centro de vivência, Espaço cultural, Núcleo profissionalizante, uma pista de skate e um belo parque.
Objetivos
Eliminar/ mitigar o impacto negativo da ocupação sobre o meio ambiente e os mananciais, que não pode ser mantido.
Eliminar o risco de enchentes a que estão submetidas às famílias.
Resolver as Condições insalubres das moradias.
Preservar os laços sociais, históricos e de vizinhança.
Ser apropriada à condição social e de renda da população.
Ações Estratégicas
Viabilização de solução habitacional adequada;
Recuperação ambiental da área ocupada às margens do Rio Embu-Mirim;
Fortalecimento da cidadania e participação popular da população envolvida;
Mobilização e participação popular;
Educação sanitária e ambiental;
Geração de emprego e renda.
O Habitar- Brasil/BID
Criado pelo Governo Federal em parceira com o Banco Interamericano de Desenvolvimento financia Estado e municípios, com o objetivo de capacitar os administradores locais a resolverem os problemas habitacionais da população com renda de zero a três salários mínimos. Assegura recursos financeiros para implementar projetos integrados, que atendam todas as necessidades básicas dessas famílias, transformando lugares de favelas em bairros residenciais normais.
Fonte: Clubedareforma
O Projeto: Cidades
Comentários
Postar um comentário