Pular para o conteúdo principal

A primeira base espacial da NASA na Terra: um tour pela Base da Sustentabilidade

Não que isso surpreenda alguém, mas a NASA construiu o mais sustentável entre todos os prédios do governo federal dos EUA. Vamos dar uma olhada nesta construção experimental ultra-verde, uma estação espacial na Terra, apelidada de Base da Sustentabilidade.
Base da Sustentabilidade abrirá as suas portas em maio deste ano – apenas dois anos depois da construção iniciada. Esta semana, tivemos a oportunidade de comparecer ao Autodesk Sustainability Summit e ouvir de algumas pessoas envolvidas no processo como foi o planejamento desta obra da NASA, que fica em Moffett, Califórnia.
A NASA tinha uma lista de exigências para cumprir com seu prédio US$ 20.6 milhões no Ames Research Center: um ambiente de trabalho saudável, excelente qualidade do ar e iluminação natural, baixo consumo de energia e a mais difícil de todas as exigências: status LEED Platina enquanto exemplo de sustentabilidade.
“A NASA está acostumada a ser responsável no espaço, e eles querem trazer isso de volta à Terra”, explica June Grant, uma das Gerentes de Projeto da AECOM que ajudou a projetar o prédio.
Então a AECOM e a William McDonough + Partners começaram a projetar o prédio de dois andares e duas asas, onde cada uma consistirá em mais de 15.000 metros quadrados de espaço, abrigando cerca de 225 trabalhadores quando estiver completo. Usando o software Autodesk, a equipe foi capaz de projetar uma estrutura equipada com exoesqueleto de aço, alto pé-direito para melhorara iluminação, ventilação natural e sistemas de controle que reagem ao ambiente (ajustando automaticamente a temperatura do ambiente, e mais.
Um dos maiores desafios para a AECOM foi entender como usar o teto da construção como uma fonte de energia – uma das exigências da NASA. Qualquer que fosse o sistema utilizado, ele teria que funcionar em climas que iriam de 15ºC pela manhã a 38º à tarde, e depois de volta. A solução: painéis de radiação de teto nos escritórios, painéis de aquecimento nas paredes laterais e pisos elevados para oferecer acesso fácil às instalações. Em espaços que não sejam de escritório, que nem sempre estarão ocupados, a AECOM escolheu pisos de concreto radiante e ventilação natural.
E, claro, bastante tecnologia futurista da NASA foi adicionada ao prédio. “A ideia era: e se a gente pudesse imaginar a primeira estação espacial da NASA na Terra?”, explica DavidJohnson, um sócio da William McDonough + Partners.
A tecnologia projetada pela NASA presente na construção inclui os controles inteligentes de do prédio, um sistema indutivo de monitoramento que detecta quando algo não está funcionando e um sistema de reciclagem de água por osmose que foi originalmente projetado para a Estação Espacial Internacional.
O local usará 90% menos água potável do que um prédio convencional do mesmo porte. A Base de Sustentabilidade da NASA também criará 22% mais energia do que consumirá, graças a uma combinação de painéis solares, um dispositivo de célula combustível e um sistema geotermal que enviará água naturalmente resfriada do solo para painéis de teto no interior da construção.
E este é só o começo para este lugar de testes. “A NASA terá um local para desenvolver e testar tecnologias que que estará por aqui daqui a 50 ou 100 anos”, diz Johnson. Independente da NASA continuar as suas missões ambiciosas ou não, pelo menos a agência terá uma rica fonte de inovação na Terra.
A Fast Company apoia os inovadores para desafiar as convenções e criar o futuro dos negócios.
Por Ariel Schwartz - Fast Company
Fonte: Gizmodo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt