Pular para o conteúdo principal

Poluição por Lixo e Resíduos Sólidos











Dentro da “ Campanha de Conscientização ”  das comunidades, o projeto “ Peoples’ Universities Center ” ( Centro das Universidades dos Povos ), promove a apresentação da série “  Vamos Conhecer e Melhorar o Meio Ambiente ”, concedendo  conhecimentos e considerações sobre “A POLUIÇÃO POR LIXOS e RESÍDUOS SÓLIDOS” que, em nossa ( in )civilização são luxuosos monumentos ao disperdício.
Dentro da “ Campanha de Conscientização ”  das comunidades, o projeto “ Peoples’ Universities Center ” ( Centro das Universidades dos Povos ), promove a apresentação da série “  Vamos Conhecer e Melhorar o Meio Ambiente ”, concedendo  conhecimentos e considerações sobre “A POLUIÇÃO POR LIXOS e RESÍDUOS SÓLIDOS” que, em nossa ( in)civilização são luxuosos monumentos ao disperdício.

                Sabemos que em todas as cidades, de pequeno, médio e grande porte, onde ocorrem grupamentos humanos, ocorrem toneladas de lixos e resíduos, que são produzidos, incessantemente, todos os dias.     Assim temos:

1)       Que o crescente aumento populacional e industrial corresponde a uma maior produção e quantidade de lixos.

2)       Que na escala de recomendações, os aterros sanitários são mais indicados do que o simples acúmulo de lixo em terrenos baldios. Mas não é a forma ideal. (...ainda mais sobre solos férteis! )

3)        Não há espaços suficientes no Planeta Terra para depositar todas as sobras que são produzidas, em especial, os preocupantes resíduos e lixos radioativos.

4)       O reaproveitamento, classificação e reciclagem do lixo são tecnicamente viáveis.                    É prática comum em Países Desenvolvidos.  Trabalhedesenvolvendo e estimulando estes métodos no Terceiro Mundo, a nívelMunicipal e Estadual.

5)       O sistema de garrafas de vidros - passíveis de devolução e reutilização -  tornam os produtos mais baratos e geram menos resíduos.

6)       Racionalize o uso de embalagens e sacolas de papel e de plásticos.

7)       Evite comprar produtos com pré-embalagens de plástico e/ ou isopor. Legumes, frutas, lacticínios e carnes são mais saudáveis quando frescas e desembaladas.  É melhor você ver o que está comprando.   Exceção: embalagem a vácuo )

8)       Reduza o uso de plásticos que possam ser descartados ao Meio Ambiente, pois não são biodegradáveis.  Use papel encerado e papel aluminizado.

9)       No lanche escolar ou pessoal, use embalagens laváveis.

10)   Reinvente novas utilidades para recipientes de vidro e plásticos.  Guardar material de costura, pregos, parafusos ou criar brinquedos engenhosos para crianças.

11)   Prefira usar toalhas e guardanapos de pano, - lavável – ao invés de papel.

12)   Não seja fabricante de lixo. Discipline seu ambiente de trabalho ou lar. Tudo tem lugar certo... até o lixo.

13)    Exija das autoridades municipais e estaduais um maior número de lixeiras públicas  (em ruas, praças, parques e jardins ), bem como disciplinar “Normas de Controle”. Aplicar leis com severas punições aos infratores do Código de Posturas.

14)   Exercite seu espírito comunitário. Faça assinaturas de jornais e revistas de forma conjunta, - cooperativamente –  com seus amigos, parentes e vizinhos. As vantagens          são de custos, de volume de papel circulante.

15)   Aproveite as sobras de papel para fazer “blocos de anotações”, ou para as crianças desenharem.

16)   Colete o “Lixo Orgânico” ( restos de verduras, cascas de frutas ) para agrupa-los em montes no jardim, pois vão se decompor em “adubo orgânico” natural.

17)   Em acampamentos, ( ...nada se deixa, a não ser pegadas;   nada se tira a não ser fotos! ) preserve o Meio Ambiente como se fosse sua casa.

18)   Não permita que os terrenos baldios sejam transformados em lixões e depósitos de utensílios velhos. ( ... como sofás, colchões que são belas moradas para ratos! )

19)   Mobilize as “Associações Comunitárias” em defesa da “Ecologia” Humana e Ambiental. Encaminhe às autoridades competentes as denúncias de transgressões ambientais.

Por Dr. Gilnei Fróes - (Escritor técnico-científico, Ecólogo, Médico-veterinário)    Em 1990 – Premio de Jornalismo da Brigada Militar do Estado do RGS (com artigo: “TAIM: paralelo 33° ...ameaçado”  (Diário da Manhã – Pelotas / RS); Indicação ao “The Rolex Awards 1990 (Genebra); e ao “The Global 500 Awards” (ONU / Kenya) Autor de livros: como “Dossiê da Amazônia”.  1° Premio do “I Latino Ambiental Awards”. Presidente do “ Instituto Bering Fróes Eco Global ” .  Autor de projetos ambientais internacionais.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt