Pular para o conteúdo principal

Chineses desenvolvem conceito de trem que não para em nenhuma estação.


Um dos principais problemas enfrentados pelos transportes públicos é o tempo gasto a cada parada. Afinal, em uma linha que possui 30 pontos, se o veículo fica parado 5 minutos em cada um, no final do dia haverá um período perdido de duas horas e meia que poderia ter sido utilizado no transporte de usuários.
Os chineses, determinados a resolver esse problema de eficiência, elaboraram uma técnica que promete o embarque e o desembarque de passageiros em trens de alta velocidade sem que o veículo seja obrigado a parar. Dessa forma, resolve-se o problema das paradas e distâncias longas podem ser percorridas em menos tempo.
O conceito funciona da seguinte maneira: ao entrar em uma estação, os passageiros embarcam em uma cabine conectora que se desloca em direção ao trem quando este se aproxima da estação. Assim que o contato é feito, abre-se a porta da cabine e os passageiros podem embarcar, sem que seja preciso que o trem diminua sua velocidade.
O processo de desembarque é semelhante: assim que a cabine de embarque é esvaziada, ela se desloca até o final do trem e permite a entrada dos passageiros que desejam desembarcar – quando se aproxima da próxima estação, a cabine torna a se destacar e permite que as pessoas saiam.
Assim, durante o trajeto ao menos uma cabine sempre estará conectada ao trem, responsável tanto pelo embarque quando desembarque dos passageiros. Além de o transporte de passageiros ganhar velocidade, já que dispensa qualquer parada, ganha-se também em organização.
Afinal, não é preciso ficar empurrando pessoas na hora de sair ou entrar no veículo, com medo de que ele vá partir antes que seja possível pegá-lo e descer dele. O tempo que a cabine fica na estação é muito maior do que o disponível em cada parada de um trem convencional, permitindo que os passageiros entrem e saiam de maneira organizada e segura.
Leia mais: Baixaki  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt