Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

23 de mar de 2011

A HORTA QUE DÁ CERTO!!!

Pesquisando na net encontrei essa matéria que achei muito interessante e resolvi pedir permissão para divulgar em meu blog. Aqui está, e boa leitura! Aproveitem!
Por Claudia Canales   

Tenho visto muitos exemplos de lindas hortas em revistas e exposições. Temperinhos viçosos, em vasinhos delicados ou cachepots charmosos. Normalmente as fotos são lindas, muito be produzidas, e muita gente vem com as páginas da revista querendo copiar... Mas nem sempre é possível! Aliás, existem verdadeiros absurdos neste tema, onde um pouco de conhecimento evitaria frustrações.
Pensando no lado energético, a horta tem vários temperos para a vida. Uma horta com verduras e plantas medicinais é poderosíssima quando se quer mudar a vibração de um ambiente. Por que? Porque são plantas abençoadas, e que tem muitas propriedades medicinais também. Além disto, os temperos dão gosto e alegram a vida. Quem não sentiu o cheiro inconfundível do manjericão ?
Estas plantas tem contato com uma vibração sutil, que não enxergamos mas podemos sentir facilmente.
Outra vantagem é que nossa comida está cada vez mais contaminada. São agrotóxicos e pesticidas demais, pois se pensa mais na quantidade do que na qualidade. Em uma horta caseira, você tem o controle de como está a saúde daquela plantinha, o que facilita para quem opta por comer tudo mais crú e saudável.
Pensando no lado “técnico” uma horta precisa de pelo menos 4 horas de sol diariamente, um solo balanceado, regas periódicas e alguma dedicação. Da forma como aparecem nas revistas, pode-se pensar que é só plantar e colher. Já vi hortas em copinhos, garrafas pet, canos de pvc, etc. Nada contra estes métodos mas é preciso saber que estas plantas requerem mais cuidados, principalmente de regas.
Então vamos formar uma listinha do que não pode faltar?
Dependendo do tamanho do local e do tempo disponível, teremos mais ou menos espécies.
Para uma horta de temperos, que hoje é a mais procurada, as dicas começam pela localização.
Local ensolarado, ou com sol da manhã já facilita muito. Perto da cozinha ou do espaço gourmet fica muito bom. Fiz um projeto de uma mesa com uma horta acoplada que ficou bastante funcional.
Onde plantar? Se o espaço for pequeno e precisar usar vasos ou floreiras, lembre-se que quanto mais quantidade de terra melhor. As plantas podem emitir mais raízes e receber mais nutrientes. Se o espaço for um pouco maior, gosto muito das floreiras altas, com 60 cm de altura. Assim, podemos trabalhar de uma maneira mais confortável. Note na foto abaixo, que temos muito espaço para o desenvolvimento das raízes.
figura2
Então, como variedade de plantas, o que não pode faltar?
· Cebolinha
· Manjericão
· Salsinha
· Orégano
· Hortelã
Fáceis de cultivar, são a alegria de qualquer horticultor principiante !!
Se já for experiente, adicione orégano, tomilho, manjerona e alecrim.
Nas verduras, o alface pode ser cultivado o ano inteiro, tanto quanto a escarola, agrião, espinafre.
Boa sorte !!
image
Horta na mesa
Fonte: Vitrineadc