Pular para o conteúdo principal

Qatar terá hotéis flutuantes que geram a própria energia



Depois de anunciar o projeto de uma ilha artificial sustentável para a copa de 2022, o Qatar agora planeja construir um conjunto de hotéis e apartamentos flutuantes, com uma central de geração de energias renováveis, que vai tornar o complexo de hospedagem independente do abastecimento elétrico da região. Além disso, os hotéis vão contar com uma unidade de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos.


A proposta foi apresentada pelo escritório Sigge Architects, em parceria com a empresa Global Accommodation Management. Eles estimaram que o complexo vai ajudar a acomodar mais de 25 mil pessoas durante o Mundial, e decidiram que a estrutura contará com seus próprios serviços públicos e de distribuição de energia.

Todas as acomodações previstas no projeto serão de alto padrão, e vão fazer parte da Oryx Island, ilha artificial que vem sendo construída na região costeira de Doha. Os hóspedes e visitantes da rede de hotéis chegarão ao local por meio de barcas e novas vias públicas, que ficarão prontas antes da conclusão do empreendimento.

Conforme divulgou o site InHabitat, os ambientes internos da estrutura seguirão conceitos contemporâneos de design, e a maioria deles vai contar com amplas paredes de vidro para os visitantes aproveitarem a iluminação do sol – e, com isso, diminuir o gasto de luz – e, também, usufruírem da vista para o mar.

Embora o complexo de hotéis chame atenção por sua grandiosidade, já existem críticas voltadas à implantação do projeto. Isso porque, embora a habitação flutuante pareça uma boa alternativa de otimização de espaço, ainda não são previstos os impactos que podem ser causados no ecossistema marinho do local, colocando em risco a preservação de várias espécies e a qualidade da água da região.

Fonte: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios