Pular para o conteúdo principal

Aeroporto mais verde do mundo vai se transformar em cidade sustentável


Referência no mundo todo, o Aeroporto de Incheon, na Coreia do Sul, pretende se transformar numa pequena cidade sustentável. Com planos de eficiência energética e energia solar, o espaço ainda oferece jardins e hortas aos passageiros, além de lagos e cascatas artificiais nas dependências do terminal.


A principal referência em sustentabilidade do Aeroporto de Incheon é o terminal 2, em que o escritório Gensler vem instalando as mudanças na estrutura. Na parte superior, o projeto conta com um gigante teto de vidro, que garante a iluminação natural durante o dia, economizando, assim, nos gastos de luz. Para refrescar o ambiente, a área ganhou um ar-condicionado de alta eficiência, que mantém as temperaturas amenas, sem altos níveis de emissões de carbono.


Boa parte da eletricidade utilizada nas dependências do terminal 2 é oriunda das placas fotovoltaicas instaladas na estrutura, e a administração do aeroporto não para de instalar painéis para aumentar a quantidade de energia limpa disponível e tornar o local mais independente da rede elétrica – e dar fôlego ao projeto de construção da pequena cidade. 


“A gente acredita que é possível ser sustentável, sobretudo, a partir da cultura. Caso os aeroportos continuem a evoluir, melhorando suas tecnologias – educando, simultaneamente, e inspirando milhões de passageiros todos os anos, podemos fazer parte da solução de mitigar os impactos negativos”, declarou ao site internacional Fast Co. Terence Young, diretor da Gensler, responsável pelo projeto de Incheon.


Ao longo de sua extensão, o projeto também oferece piscinas, lagos e cascatas artificiais para os usuários. Os responsáveis pelas obras explicaram que adotar as práticas de sustentabilidade em Icheon não foi tarefa fácil, já que os aeroportos são locais que, naturalmente, demandam alto consumo de energia durante o dia inteiro, e, muitas vezes, seus ambientes interiores não recebem nem um raio de sol. Com informações do InHabitat.

O Aeroporto de Incheon, que já tem iniciativas de sustentabilidade. | Foto: Divulgação

Fonte: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios