Pular para o conteúdo principal

Empresa que usa cana para fabricar plásticos é a mais sustentável do Brasil


Usar cana-de-açúcar para fabricar plásticos, levar a sério a importância de cada um de seus funcionários e adotar estratégias para a redução de carbono e reaproveitamento de resíduos foram as principais ações que fizeram a Braskem ser eleita como a empresa líder em desempenho frente às mudanças climáticas no Brasil em 2013. O anúncio foi realizado na última quarta-feira (9), durante o lançamento do relatório da ONG internacional CDP, divulgado em São Paulo.

Fundada em 2002, a empresa foi a única a alcançar desempenho exemplar entre as 100 participantes do relatório. Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, declarou ao CicloVivo que os investimentos em economia verde servem para aumentar os lucros da empresa, sem prejudicar o meio ambiente. “Promover a sustentabilidade empresarial não é um peso, muito pelo contrário: no âmbito corporativo, é mais uma oportunidade no desenvolvimento de negócios, diminuindo prejuízos e ampliando o campo de atuação da marca”, contou Soto.

Os plásticos com a certificação “I’m Green” mostram, na prática, o resultado dos esforços em sustentabilidade assumidos pela empresa com os consumidores. No entanto, introduzir o produto no mercado não foi tarefa fácil. “Um dos grandes desafios ainda é o envolvimento do consumidor. O cliente precisa querer produtos mais sustentáveis”, diz o representante da Braskem sobre os bioplásticos, que reduzem as emissões de carbono e são encontrados em vários produtos, como embalagens e até roupas.

Já nos prédios e unidades de produção, as medidas de sustentabilidade incluem mitigação de carbono e reaproveitamento de resíduos, prática que combateu de vez o desperdício nas fábricas – de acordo com o representante da empresa, mais de 500 milhões de reais foram economizados a partir da redução de riscos e perdas, que incluem resíduos, efluentes, emissões e consumo. “A gente contabiliza as nossas reduções de desperdícios: entre 2002 e 2012, reduzimos em 60% o volume de resíduos. Tudo isso é energia que você consome menos, ou lixo que deixa de ser jogado no meio ambiente”, explica Soto.

Valorizar equipe de funcionários também é uma das estratégias que garantiram o reconhecimento à Braskem. Assim, além de cumprir as premissas de sustentabilidade propostas no ambiente corporativo, os colaboradores também propõem novas soluções para o trabalho, que são incluídas no planejamento da empresa. Além disso, as pessoas que se destacam recebem incentivos. “Os funcionários são os protagonistas do aperfeiçoamento da empresa, e também passam a ser reconhecidos com remunerações quando essas melhorias são alcançadas”, finaliza.

Por Gabriel Felix – Via: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável