A construção sustentável está saindo das habitações para ganhar espaço nas mais variadas e diversificadas obras entre esse feito podemos destacar a “The Vancouver Land Bridge” a Ponte Sustentável. Essa passarela , na cidade de Columbia River, nos Estados Unidos une cultura e preocupação com o meio ambiente. Muito já se sabe sobre telhados verde e muros verdes mas hoje a novidade na construção sustentável é a ponte verde projetada pelo arquiteto americano Johnpaul Jones.
A ponte tem 3.800 metros que convida os caminhantes e ciclistas à uma passeio cheio de interpretações onde o pedestre escuta o idioma com palavras em várias línguas indígenas sobre a terra, as pessoas e o rio. Ao mesmo tempo mostra fatos cronológicos sobre a história com murais fotográficos onde se visualiza como a paisagem mudou ao longo do tempo.
O conceito do projeto se inspira na cultura indígena baseando-se na importância cultural do círculo, um símbolo nativo americano, muitas vezes usado para representar o ciclo de vida. Além de todo esse concieto cultural o que torna esta construção mais sutentável é que o projeto contempla um sistema de coleta de água de chuva que irriga as plantas nativas além de estimular as pessoas a deixarem o carro em casa pois a passarela está próximas a linhas de trens.
Os beneficios do projeto são muitos principalmente a interpretação da paisagem histórica, a restauração da paisagem e a ligação da cidade
com o seu entorno. Este projeto está concetado com os três pilares da sustentabilidade que são o meio ambiente , o economico e o social.
Projetos como esse mostram que é possível inserir obras civis de grande porte com o menor impacto possível ao meio ambinete e ainda assim atribuir interesse cultural ambiental e social à construção.
Fonte: Jonesandjones Por: Isabela Doni
Comentários
Postar um comentário