O Solar Decathlon, tradicional concurso norte-americano de construção sustentável começa na quinta-feira, 3 de outubro, em Irvine, na Califórnia.
No evento, projetos de equipes universitárias e tecnológicas concorrerão ao título de melhor ideia. Em todos os trabalhos, as casas geram energia a partir de painéis solares, e atendem aos critérios relacionados à acessibilidade e conforto doméstico.
Conheça quatro dos 20 projetos que irão concorrer no concurso:
Phoenix House
Projetada para ser uma solução permanente para alívio de desastres, a Phoenix foi pensada em 2012, após a cidade indiana de Henryville ter sofrido um tornado EF-4.
"Depois de um desastre, a própria vida é mudada para sempre. Com a Phoenix House, a esperança é retornar a vida melhor do que antes. A Phoenix é um símbolo brilhante do renascimento", declara a equipe responsável pelo trabalho, formada pelas universidade de Louisville, Ball State University e de Kentucky.
Harvest
Construída pela equipe Capitol DC, das universidades Católica da América, George Washington e Americana, o conceito do Harvest é o de construir uma casa inovadora, que colhe os recursos naturais para alimentá-la, mantendo o conforto ideal para a residência de um soldado norte-americano ferido que retornou das guerras no Iraque e no Afeganistão, por exemplo.
A ideia é explorar os recursos naturais, confortando as características de design e uma atmosfera biomédica inovadora que contribui para a reabilitação do corpo e do espírito. "As colheitas no jardim de casa vai ajudar a curar o espíerito e ao meio ambiente", acreditam os responsáveis pelo trabalho.
Dale
O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/outubro/cinco-projetos-de-casas-solares-inovadores-feitos?tag=arquitetura-e-construcao#ixzz2gcGJZOu0
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
Idealizada para "abraçar o clima da Califórnia", o projeto Dale consiste em uma casa pequena que permite que os seus ocupantes sintam-se vivendo em um grande local, segundo a equipe Southern California Institute of Architecture e do Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Os responsáveis pelo trabalham apresentam Dale como uma resposta à recente tendência de mansões suburbanas que elevam o custo e o material enquanto se concentram em grandeza. Por outro lado, a casa reflete uma valorização de deliciar-se com um espaço de vida sustentável e pretende recuperar o espírito quente do sul da Califórnia.
DesertSol
A Universidade de Nevada Las Vegas projetou sua casa DesertSol para refletir o espírito do deserto de Mojave. "Com reverência ao sol como uma fonte de condições adversas e uma solução para a vida sustentável, o projeto aproveita a luz solar abundante e conta com a captura de chuva para fornecer resfriamento evaporativo e irrigação", explica a equipe.
A casa é considera ultra-eficiente, e é visualizada como uma residência de férias para aventuras no deserto, fazendo ainda um uso cuidadoso da água do local.
Fonte: EcoD
Comentários
Postar um comentário