Pular para o conteúdo principal

Quatro projetos inovadores de 'casas solares' feitos por estudantes

O Solar Decathlon, tradicional concurso norte-americano de construção sustentável começa na quinta-feira, 3 de outubro, em Irvine, na Califórnia.

No evento, projetos de equipes universitárias e tecnológicas concorrerão ao título de melhor ideia. Em todos os trabalhos, as casas geram energia a partir de painéis solares, e atendem aos critérios relacionados à acessibilidade e conforto doméstico.

Conheça quatro dos 20 projetos que irão concorrer no concurso:
Phoenix House

Projetada para ser uma solução permanente para alívio de desastres, a Phoenix foi pensada em 2012, após a cidade indiana de Henryville ter sofrido um tornado EF-4.

"Depois de um desastre, a própria vida é mudada para sempre. Com a Phoenix House, a esperança é retornar a vida melhor do que antes. A Phoenix é um símbolo brilhante do renascimento", declara a equipe responsável pelo trabalho, formada pelas universidade de Louisville, Ball State University e de Kentucky.
Harvest

                           

Construída pela equipe Capitol DC, das universidades Católica da América, George Washington e Americana, o conceito do Harvest é o de construir uma casa inovadora, que colhe os recursos naturais para alimentá-la, mantendo o conforto ideal para a residência de um soldado norte-americano ferido que retornou das guerras no Iraque e no Afeganistão, por exemplo.

A ideia é explorar os recursos naturais, confortando as características de design e uma atmosfera biomédica inovadora que contribui para a reabilitação do corpo e do espírito. "As colheitas no jardim de casa vai ajudar a curar o espíerito e ao meio ambiente", acreditam os responsáveis pelo trabalho. 
Dale
O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/outubro/cinco-projetos-de-casas-solares-inovadores-feitos?tag=arquitetura-e-construcao#ixzz2gcGJZOu0
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Idealizada para "abraçar o clima da Califórnia", o projeto Dale consiste em uma casa pequena que permite que os seus ocupantes sintam-se vivendo em um grande local, segundo a equipe Southern California Institute of Architecture e do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Os responsáveis pelo trabalham apresentam Dale como uma resposta à recente tendência de mansões suburbanas que elevam o custo e o material enquanto se concentram em grandeza. Por outro lado, a casa reflete uma valorização de deliciar-se com um espaço de vida sustentável e pretende recuperar o espírito quente do sul da Califórnia.
DesertSol

A Universidade de Nevada Las Vegas projetou sua casa DesertSol para refletir o espírito do deserto de Mojave. "Com reverência ao sol como uma fonte de condições adversas e uma solução para a vida sustentável, o projeto aproveita a luz solar abundante e conta com a captura de chuva para fornecer resfriamento evaporativo e irrigação", explica a equipe.

A casa é considera ultra-eficiente, e é visualizada como uma residência de férias para aventuras no deserto, fazendo ainda um uso cuidadoso da água do local.
Fonte: EcoD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios