Pular para o conteúdo principal

Personal organizer dá dicas de como manter a casa arrumada


Num espaço grande é (relativamente) fácil organizar as coisas, mas, num ambiente pequeno, tudo fica mais difícil, não é? E se é impossível aumentar as medidas de sua casa, a saída é aproveitar cada centímetro que se tem, da forma mais funcional possível. Esse é o conceito básico da função de personal organizer, que Vera Corradi exerce há 15 anos. Também designer de interiores, ela oferece algumas dicas para quem quer ver os ambientes da casa mais arrumados.
(Foto: O Globo)
“É importante deixar os cômodos bonitos e funcionais. Não adianta nada ser agradável aos olhos, mas não ser prático”, explica ela. Para organizar uma casa, o importante é colocar os itens em categorias, identificá-los corretamente (em alguns casos, usando etiquetas) e descartar o que não está em uso ou não serve mais.
Confira, a seguir, algumas dicas da personal organizer para otimizar o espaço da sua casa:
COZINHA – Cada tipo de utensílio deve ter um lugar determinado. Se possível, a ideia é separar os utensílios por categorias: panelas, louças, cristais e eletrodomésticos. Para criar espaços, pode-se utilizar acessórios como aramados, embalagens organizadoras, meias-prateleiras, organizadores de xícaras, divisores de talheres e divisores para cadeiras. O que não é usado deve ser doado. Louças que só são usadas esporadicamente devem ser postas em embalagens organizadoras.
ARMÁRIO DE ROUPAS – As roupas devem ser separadas por cor, tamanho, tipo de peça e estação. A forma correta de dobrar as peças, uma a uma, permite que o espaço existente seja triplicado, além de evitar que as peças fiquem amassadas. As roupas de festa, por exemplo, podem ser guardadas numa caixa, pois serão procuradas esporadicamente. Sacos a vácuo também são soluções, especialmente para peças que não são utilizadas com muita frequência.
ESTANTES – Os livros, por exemplo, devem ser organizados por tema e por autor, nunca por tamanho. É natural que existam, na estante, livros mais “altos” e outros mais “baixos”. Não é necessário catalogá-los. Já os CDs podem ser organizados por tipo de música, artistas, gênero e, por fim, ordem alfabética.
BANHEIRO – Para o banheiro, uma dica: as toalhas de banho não devem ser passadas: elas ficam “endurecidas”, e o calor do ferro deixa nelas pontinhas de bolor. Existem embalagens organizadoras para elas.
QUARTO DE CRIANÇA – Os livros de criança, por exemplo, não devem ser colocados encaixados, como os de adulto, mas posicionados na prateleira em pé e de frente, porque as crianças escolhem pela capa, não pela lombada. Além disso, a prateleira deve ser da altura da criança, para que ela não precise subir em escadas para pegar livros, o que poderia provocar acidentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt