A fachada verde também possui caixas de assentamento para aves/ Fotos: Divulgação
Jardim vertical é um conceito da arquitetura sustentável que, além de melhorar a estética do local, traz também benefícios ambientais. O estúdio Capela Garcia Arquitetura, na cidade de Barcelona, na Espanha, criou um projeto que traz esse conceito em uma fachada de 21 metros de altura.
De acordo com os arquitetos, o projeto "representa o nascimento de um novo tipo de construção no campo da 'vegitecture'". A parede verde lateral foi feita de aço galvanizado pré-fabricado e apresenta um conjunto de escadas interior que facilita o acesso aos vários níveis de plataformas, combinado com um sistema de polia embutido que é usado para transportar materiais de manutenção, o que reduz a despesa associada à manutenção regular dos jardins verticais vivos.
Processo de transformação: de parede vazia para um belo jardim vertical
Irrigação por gotejamento e drenagem controlada conserva o consumo de água, enquanto que o adubo é administrado em doses programadas. A parede é equipada com uma tela de acústica e uma esponja de carbono, como também caixas de assentamento que fornecem abrigo para aves urbanas.
O jardim vertical é irrigado por gotejamento
Segundo o portal Domus, a fachada verde é uma superfície de contínua mutação que proporciona arrefecimento no verão e isolamento térmico no inverno. Ela gera oxigênio e absorve CO2, protegendo contra a poluição, filtrando a poeira e outros contaminantes particulados, e formando uma tela acústica que atenua o ruído.
Estrutura metálica que suporta a cobertura viva na fachada do prédio
Muito interessante.
ResponderExcluirMas, pode-se fazer o mesmo projetando-se prédios com sacadas contendo floreiras, nas quais o usuário também possa produzir alimentos e se ter um pequeno jardim para cada apartamento.