Pular para o conteúdo principal

Barcelona transforma parede vazia em um jardim vertical


big-386921-7500-08-web-medianera-verde-04.jpg
A fachada verde também possui caixas de assentamento para aves/ Fotos: Divulgação

Jardim vertical é um conceito da arquitetura sustentável que, além de melhorar a estética do local, traz também benefícios ambientais. O estúdio Capela Garcia Arquitetura, na cidade de Barcelona, na Espanha, criou um projeto que traz esse conceito em uma fachada de 21 metros de altura.

De acordo com os arquitetos, o projeto "representa o nascimento de um novo tipo de construção no campo da 'vegitecture'". A parede verde lateral foi feita de aço galvanizado pré-fabricado e apresenta um conjunto de escadas interior que facilita o acesso aos vários níveis de plataformas, combinado com um sistema de polia embutido que é usado para transportar materiais de manutenção, o que reduz a despesa associada à manutenção regular dos jardins verticais vivos.

big-386921-3520-04-web-secuencia-sequence.jpg
Processo de transformação: de parede vazia para um belo jardim vertical 

Irrigação por gotejamento e drenagem controlada conserva o consumo de água, enquanto que o adubo é administrado em doses programadas. A parede é equipada com uma tela de acústica e uma esponja de carbono, como também caixas de assentamento que fornecem abrigo para aves urbanas.

big-386921-3410-07-web-medianera-verde-02.jpg
O jardim vertical é irrigado por gotejamento

Segundo o portal Domus, a fachada verde é uma superfície de contínua mutação que proporciona arrefecimento no verão e isolamento térmico no inverno. Ela gera oxigênio e absorve CO2, protegendo contra a poluição, filtrando a poeira e outros contaminantes particulados, e formando uma tela acústica que atenua o ruído.

big-386921-9226-05-web-medianera-verde-estructura.jpg 
Estrutura metálica que suporta a cobertura viva na fachada do prédio
big-386921-1969-03-web-medianera-verde-06.jpg
Fonte: Portal EcoD

Comentários

  1. Muito interessante.
    Mas, pode-se fazer o mesmo projetando-se prédios com sacadas contendo floreiras, nas quais o usuário também possa produzir alimentos e se ter um pequeno jardim para cada apartamento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt